Por estes dias o nosso país é uma festa. O que inclui a animação de mesa, com festivais de comida em diferentes regiões. Preparámos-lhe um roteiro cheio de petiscos de verão.
Até ao final do mês de agosto, restaurantes da região duriense fazem mostra e prova do generoso Tomate Coração de Boi. E não se ficam apenas pelas saladas. Um festival que conta com mercado, provas comentadas e concurso com a presença da gastrónoma Maria de Lourdes Modesto.
Estamos a oferecer cinco exemplares do livro “Quando a Terra era Plana e outras teorias científicas que estavam erradas”, uma exploração divertida e, ainda assim, avalizada dos momentos em que a ciência nos enganou, mas que foram, entretanto, refutados.
Há mais de três décadas que Olhão presta tributo ao marisco. Este ano não é exceção, com a festa dos sabores do mar a realizar-se este agosto, de 9 a 14. Em palco, a música promete animar as noites.
Quem não gostaria de ter uma Delfina na cozinha? É partindo desta personagem utópica, mas que bem poderia ser a nossa avó, de mão sabedora para a comidinha de conforto, que nos sentamos à mesa de um restaurante lisboeta apostado nos comeres portugueses.
Tal como muitos outros pratos rústicos, a origem da Bruschetta liga-se ao mundo rural, neste caso o italiano. Um aproveitamento das sobras de pão, tostadas na grelha e untadas com alho e/ou azeite que também conquista as nossas mesas.
O pôr do sol até ao final do verão vale cocktails e música ao vivo na Costa de Prata. O restaurante Maré, do Praia D´El Rey Golf & Beach Resort reserva as sextas-feiras para a festa.
Que comecem as vindimas, a época mais entusiasmante na adega. É com este mote que a Ribafreixo Wines dá o arranque à época das colheita e receção das uvas na Vidigueira. O produtor conta com a participação de todos os que se queiram juntar à festa.
Até 11 de agosto, continua a decorrer mais uma Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira. Em 2019, a recriação histórica envolve mais de duas mil pessoas em torno do tema “D. Fernando I, o belo inconstante”.
As regiões do Dão, Douro e Alentejo, chegam a este verão com vinhos com perfil para cozinha descontraída, convívio sem compromissos e muita frescura. Deixamos-lhe algumas sugestões, dos espumantes com três anos de adega, aos rosés em estreia absoluta. Não falham os tintos e os brancos.
De 20 de agosto a 20 de setembro, a alentejana Casa Relvas abre as portas da Herdade de São Miguel para receber todos os curiosos e amantes do vinho e da arte de vindimar, para uma visita às vinhas e adega.
É no Largo dos Caeiros na vila do Cercal do Alentejo que, a 3 de agosto, os apaixonados pela patanisca têm a oportunidade de provar diferentes exemplares deste petisco português.
Da entrada de ananás e romã, aos elegantes rolinhos frescos de laranja e amêndoa o que lhe propomos são pratos pouco calóricos, de sabor extra e que fazem sucesso, por exemplo, numa mesa de amigos.
Piratas mouros, terramotos e incêndios, extinção de ordens religiosas, um edifício que de convento passa a cervejaria; azulejaria e muita arte. Quanto da nossa história cabe num cantinho da capital onde nos sentamos para degustar uns bifes e umas cervejas? Com o historiador Anísio Franco percorremos
Não são uma imposição, antes uma agenda de bem-estar e alimentação equilibrada para os meses mais quentes do ano. No fundo, o bom senso que deve acompanhar uma vida saudável.
Perto de duas dezenas de restaurantes da cidade de Braga participam na iniciativa “Petiscar à la Bohemia”. De 2 a 18 de agosto, a dose de petisco mais a cerveja orça os 3 euros.
Arregaçamos as mangas e por uma hora vestimos a pele de doceiros na Oficina do Doce, em Aveiro. Por si, uma experiência para recordar, melhor quando sobre a bancada vamos produzir e provar os Ovos Moles de Aveiro. Uma receita com uma mão cheia de histórias.
A República do Se7e é um café e wine bar no centro de Olhão, situado no interior da antiga sede da Sociedade Recreativa Olhanense, com uma ementa fresca e tradicional. O local convida a relaxar ao sabor de um copo de vinho, de petiscos e ao som do jazz.
Animação, música, espetáculos e gastronomia com sabor a mar preenchem a agenda de lazer do Algarve este mês de agosto. Em destaque o Festival do Marisco, em Olhão, o Festival da Sardinha, em Portimão, e a Noite Branca, em Loulé.
No dia em que decidiu fazer os seus vinhos, Diana Silva determinou deixar uma assinatura própria. Chamou-lhes Ilha, aquela onde nasceu, a Madeira, e onde trabalha uma casta, a Tinta Negra, em que poucos acreditavam capaz de construir bons vinhos tranquilos. Diana não encontrou facilidades, mas també
Há pratos da nossa cozinha de mar aos quais não podemos negar um lugar à mesa. São cozinha de conforto, apurada por décadas de labor de persistentes obreiras e obreiros da mesa regional. Vamos provar cinco.
A 22 de agosto e 26 de setembro, o verão, e a despedida deste, sobem ao palco no The Yeatman, em Gaia, com as Sunset Wine Parties. Aos vinhos portugueses e ao buffet de comidas, junta-se uma pista de dança e um espaço de Spa.