Denomina-se Cozinha à Portuguesa - Feira de Gastronomia de Vila do Conde e propõe-nos um roteiro gastronómico por diversas regiões. A festa, de 23 de agosto a 1 de setembro, chega este ano dedicada ao feijão.
São portuenses, não são as deliciosas francesinhas e foram reconhecidas na lista mundial das cinco melhores “especialidades da casa” pela “The World Restaurant Award”. Os Cachorrinhos da Gazela já receberam o selo de distinção.
Quem não passa sem uma boa malga de Sopa da Pedra tem bons motivos para visitar Almeirim de 28 de agosto a 1 de setembro. Pelo sétimo ano, decorre o Festival dedicado a este caldo encorpado e cheio de sabor.
Durante uma semana, de 23 de agosto a 1 de setembro, Matosinhos faz a sua festa com sabor a mar. Dezenas de restaurantes da localidade aderem ao Festival do Peixe e Marisco aMar Matosinhos.
A Adega ACV Vinhos de Talha abriu as portas do seu enoturismo no coração de Vila de Frades, Alentejo, onde produz vinhos com métodos de vinificação semelhantes aos utilizados há mais de dois mil anos. Em Lisboa, enófilos e curiosos podem provar estes vinhos no restaurante O Frade, em Belém.
Depois de, em maio de 2017, ter inaugurado o Cozinha da Clara (Claire’s Kitchen) – restaurante assim chamado em jeito de homenagem a Claire Feuerheerd, avó de Sophia Bergqvist, co-proprietária e gestora da Quinta La Rosa –, é agora tempo de abrir “as portas” a um novo espaço: o Tim’s Terrace.
Mitch, Vicki, Matilde, Inocência, Sofia, são nomes e histórias de quem arrisca dizer “não” à quase imposição de viver na grande cidade. Empreendedores que descobriram na altiva Evoramonte, no interior Alentejano, uma nova vida. E partilham-na connosco.
A confeção dos alimentos transformou-nos, melhorou o nosso estado nutricional, desenvolveu-nos física e mentalmente, sendo indissociável da cultura de cada povo. Mas nem todos os métodos culinários são igualmente vantajosos.
Apresenta-se como o primeiro festival inspirado pelo vinho português. A 14 e 15 de setembro, as margens do Rio Douro recebem o Wine & Music Valley que, além do cartaz musical, apresenta grandes estrelas da cozinha nacional, a par de mais de 80 produtores de vinho durienses.
São deliciosos, coloridos e muito simples de produzir. Com uma mão cheia de morangos, mirtilos, maçã, banana e mesmo alguns vegetais produzimos batidos refrescantes.
Não queremos deixar as panquecas apenas cativa das velhinhas fórmulas. São boas, sem dúvida, mas há congéneres que, recorrendo a ingredientes alternativos, não lhes ficam atrás. Deixamos 5 sugestões.
Este é o livro que não pode faltar na estante de quem gosta de gelados e quer fazê-los em casa, com e sem máquina. Em “Gelados Chez Moi” são apresentadas receitas clássicas, vegans, de fruta, picolés, sorvetes, cremes e iogurtes, granizados e chocolates, biscoitos, tortas e mignon.
De 9 a 11 de agosto a baía de Câmara de Lobos, na Madeira, acolhe a Festa do Peixe Espada Preto e, com ela, a homenagem à mesa de uma das espécies mais emblemáticas nos pratos do concelho.
Até 11 de agosto, o concelho de Ílhavo volta a fazer a sua grande festa do bacalhau. Restaurantes, apresentações culinárias, concursos gastronómicos fazem parte de um programa recheado com o fiel amigo.
A nova carta de verão do restaurante Barão Fladgate, nas caves Taylor’s, tem autoria do chefe de cozinha Ricardo Cardoso que nos traz algumas surpresas. Tudo com vista para o rio Douro.
Crê-se que no seu estado natural, selvagem, a Uva possa ter mais de dois milhões de anos. Isto antes de ser domada pelo Homem, tornando-se a base de uma das bebidas talhadas para o sucesso mundial, o Vinho. Esse, deixamo-lo, por agora, a descansar nas barricas e damos a vez ao bago, para beber e com
Concretizando-se, a partir de 12 de agosto, a greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas, adivinham-se constrangimentos no abastecimento dos supermercados. Com bom senso e moderação, podemos antecipar as compras e evitar dores de cabeça domésticas.
Depois de um percurso com estrela Michelin no Alentejo, o chefe Miguel Laffan voltou há um ano à sua casa, Cascais. Agora, apadrinha uma gulodice da sua terra, As Areias de Cascais, ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”. Areias que estão à prova no Atlântico Bar & Restaurante.
Contas feitas são 27 os novos pratos à mesa do restaurante Este Oeste, o mesmo é dizer que, em Lisboa, Japão e Itália encontram-se para ver o Tejo, numa carta com votos renovados.
A Memória não é tangível e, no entanto, está sempre presente, para o bom e para o mau. Em Campo de Ourique há, agora, uma Memoria que se quer boa. Daquelas que nos trazem viagens de aconchego à mesa. No caso vertente à boleia de um Italiano que nos recorda que as recordações também se refrescam.
Caminhadas, passeios de barco, birdwatching, batismo de mergulho e vela, stand up paddle e BTT são algumas das atividades que fazem parte do Algarve Nature Fest, um festival dedicado ao turismo de natureza a 21 e 22 de setembro.
Verão convida a bebidas frescas e serões ao ar livre. De 29 deste mês a 1 de setembro, Cascais acolhe, no Mercado da Vila, a festa da cerveja artesanal com dezenas de produtores. Não vai faltar o bom petisco.
Lisboa ganhou, neste 2019, o seu restaurante com carta dedicada unicamente ao Abacate, a Avocado House. Casa que traz consigo uma ementa carregadinha de opções para todos os gostos. Pratos que se ajeitam à fotografia.