Não perdem no sabor, mantêm-se cremosas e gulosas. Estas três mousses de chocolate são uma alternativa para quem procura a diferença à sobremesa. E, trazem outro bónus, preparam-se rapidamente.
A “silly season” no restaurante Tágide, em Lisboa, é vivida com uma ementa de degustação, onde o Lavagante Azul assume o protagonismo em seis sugestões.
A Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, estreia este ano um programa de vindimas às quintas e sábados. Um programa que decorre entre o final de agosto e início de setembro.
A 2 e 3 de agosto, coincidindo com o Dia Internacional da Cerveja (dia 2), a Fábrica Nortada, no Porto, vai estar em festa com um jantar cervejeiro, provas e tours grátis e mestres cervejeiros com as suas criações.
De 6 a 11 de agosto o Bombarral vai viver o seu 36º Festival do Vinho Português e a 26ª Feira Nacional da Pera Rocha. Momento para provar e descobrir dois impulsionadores económicos daquele concelho.
Os fins de tarde de verão, com vista sobre o Douro, passam este ano a contar com uma novidade, os concertos ao vivo no terraço do VINUM Restaurant and Wine Bar, em Gaia.
Esta é uma conversa temperada com muitos sorrisos. Os de Jeny Sulemange, a obreira dos comeres do restaurante moçambicano Cantinho do Aziz. Com Jeny viajamos a Moçambique, Inglaterra, Portugal e Nova Iorque. Uma entrevista manhã cedo, enquanto a Mouraria, em Lisboa, desperta indolente.
Até 28 de agosto, as Ruínas Romanas de Troia, vão ser palco para festas ao pôr do sol. A iniciativa alia a prova de vinhos, à música cantada em português, junto à Praia da Caldeira.
A 17 e 18 de agosto um festival de cerveja em Lisboa quer destronar a imagem da cerveja “loura” e mostrar o que andam a fazer os pequenos produtores nacionais.
Estamos a oferecer dois exemplares do livro “101 Pequenas Ações para Mudar o Mundo”. Uma obra endereçada aos jovens, mas capaz de espicaçar a curiosidade de leitores mais maduros.
De 9 a 18 de agosto decorre mais uma edição da Feira Medieval de Silves. O centro histórico da cidade algarvia recebe este ano a recriação do encontro histórico entre muçulmanos e vikings. Nos dias da iniciativa decorre um Banquete Medieval.
Um Dom Rodrigo com mais de 126 quilos passou a constar no Guinness World Records. O feito foi conquistado a 26 de julho, no decorrer da Feira Concurso Arte Doce, que decore no concelho algarvio até 28 de julho.
Até 4 de agosto, Faro celebre a Festa da Ria Formosa. Na baixa da capital algarvia estão reunidos restaurantes da região dando a provar o marisco e sabores regionais do sul do país.
Este verão, o restaurante Tempera, do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, apresenta ao jantar buffets temáticos com sabores da nossa cozinha tradicional, mas também a piscar o olho a pratos internacionais.
Bons pastos casam com bom leite e este com bom queijo. Uma simbiose que só resulta com mãos sabedoras. Em Alpedrinha, concelho do Fundão, Pedro Silveira, especialista em queijos, fala-nos de como bem os servir e adverte, "fazer uma tampa no queijo para o servir à colher é matá-lo".
Não se admire o leitor de encontrar tão expressiva quantidade de erres no título deste texto. Eles estão em abundância no nome de batismo e na carta do novo restaurante lisboeta dedicado a um dos petiscos nacionais, o choco frito.
Simples ações individuais podem fazer a diferença em nós, nos outros e no Planeta. É isto que o livro “101 Pequenas Ações para Mudar o Mundo” nos traz. Um livro endereçado aos jovens, mas capaz de espicaçar a curiosidade de leitores mais maduros.
Com o verão, o Ararate, restaurante arménio que em 2018 se acomodou a Lisboa, traz-nos uma nova carta. Pratos de substância, embora temperados com apontamentos de frescura. Propostas à mesa com amplitude de palatos, dos que gostam de arrojar à mesa, aos mais resistentes à novidade.
Até 29 de julho, o Festival Italiano traz um pouco de Itália para Portugal, mais concretamente ao Cais de Gaia. Uma iniciativa com concertos, gastronomia, teatro e atividades culturais para todos os públicos.
É com sardinha que a cidade algarvia de Portimão celebra o mês de agosto. De 6 a 11, toneladas do peixe mais apreciado no verão vão chegar aos grelhadores dos sete restaurantes que participam na festa. Não faltará animação musical e uma roda gigante.
Tapas, petiscos regionais, vinhos e muita música, vão marcar o ritmo na festa ao pôr do sol que o produtor vinícola Ribafreixo Wines, em Vidigueira, prepara para 3 de agosto. Não faltará uma aula de meditação.
“Apenas valorizamos e conservamos o que conhecemos”, a frase é do ambientalista senegalês Baba Dioum e serve de farol ao autor de um livro que chega agora aos escaparates nacionais. “Descobrir Portugal Natural”, de Jorge Nunes, traz-nos o conhecimento e o interesse em salvaguardar, ao invés de ignor