A primeira edição do Festival decorreu no Cais de Gaia em setembro de 2017 e desde aí outras edições se seguiram em diferentes cidades de Portugal. Desta feita, a grande festa da cultura e dos comeres italianos acontece até 29 de julho e conta com a organização da Associazione Sapori Italiani.

Os grandes destaques do Festival são dados à música e gastronomia, com o próprio local do evento a transformar-se numa grande pizaria ao ar livre.

Ao longo da programação do Festival Italiano há eventos para todos os paladares: workshops (pasta fresca, piza para crianças), showcookings, concertos ao vivo de artistas italianos, almoços solidários com instituições locais, momentos de lazer e propostas culturais.

No decorrer da festa italiana serão comercializadas pizas em forno de lenha, pastas, risotos e gelados artesanais.

No último dia do Festival, existe também a oportunidade de celebrar a piza napolitana com competições para os pizzaiolos, no Trofeo Regionale del Pizzaiolo e no Campeonato Português de Piza.

Ainda no decorrer do festival, a 28 de julho, tem lugar a primeira edição do Campeonato Português de Pasta. Tal como as restantes competições, esta poderá ser acompanhada pelo público presente.

Michele Mezzero, presidente da associação, sublinha que o Festival “é um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizarias”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.