Portugal tem uma vastíssima paleta natural, com espécies animais e vegetais que vale a pena conhecer e preservar. O livro que Jorge Nunes, mestre em Biologia, professor e fotojornalista, agora nos entrega é espelho de duas décadas a trilhar o nosso país ao encontro deste nosso património.

O livro “Descobrir Portugal Natural” (edição Lidel, com excerto para leitura aqui) reúne textos publicados ao longo dos últimos anos na revista Super Interessante - aqui revistos e atualizados - e fotografias que abrangem diferentes ambientes e seres vivos, com um intuito, dar-nos a conhecer curiosidades e aspetos desconhecidos da natureza, tantas vezes próxima de nós.

Diz-nos o autor na Introdução à obra: “Quando há mais de duas décadas comecei a palmilhar o território português, de máquina fotográfica ao pescoço e bloco de notas na mão, estava longe de imaginar como seria prazenteira essa viagem. Descobri, por exemplo que os mexilhões não vivem apenas no mar e que há plantas que inverteram a ordem natural das coisas e ´comem` animais. Encontrei seres quase imortais, como os tardígrados”

Entre os diferentes habitats visitados e, aqui, relatados pelo autor em diferentes capítulos encontra-se, por exemplo, “a selva urbana”, dando-nos mostra de que as cidades são o lar de inúmeros animais bravios que desconhecemos, mas que nos prestam um serviço impagável.

Jorge Nunes apresenta-nos, ainda, na sua obra, os “últimos uivos”, do maior carnívoro português, o Lobo, as “esculturas da natureza”, com orquídeas selvagens portuguesas que correm perigo.

O autor faz uma “caça ao cogumelo”, com espécies em risco devido à apanha desregrada, relata-nos a importância dos “vigilantes do ambiente”, os líquenes como inspetores da poluição e capta em fotografia algumas entre as 500 espécies de aves em Portugal (“olha o passarinho!”).

Um livro que nas suas mais de 150 páginas, nos traz a “guerra dos peixes”, com as espécies exóticas invasoras ameaçam as nativas, aborda as “invasoras silenciosas”, as plantas exóticas que infestam Portugal, visita os “vegetais gigantes” e o mundo fascinante das árvores e os “majestosos herbívoros”, os grandes mamíferos nos bosques portugueses.

Jorge Nunes alia os seus conhecimentos biológicos e a sua experiência de naturalista ao registo fotográfico. Os seus temas fotojornalísticos vão dos minúsculos insetos aos majestosos mamíferos, não esquecendo os problemas e desafios ambientais e a conversação da natureza, bem como a implementação de modelos civilizacionais mais racionais, saudáveis e sustentáveis.

O seu acervo fotográfico tem servido para ilustrar centenas de artigos e diversas obras, publicadas com a chancela de diferentes editoras.

Entre as obras que já publicou está “Litoral Português - 25 percursos a pé”,

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.