Tal como em edições anteriores, a Feira Medieval de Silves convida-nos este ano “ À Mesa Real”, de 9 a 18 de agosto. Nos dez dias do evento, os participantes são convidados a degustar uma recriação de pratos de época, no caso concreto, as cozinhas muçulmana e cristã no período medieval.

Entre os pratos que chegarão à mesa diariamente, estarão as cenouras e azeitonas temperadas, os torresmos, a linguiça assada, os queijos e o presunto, Zalouk (um prato feito à base de beringela), lentilhas, salada de Couscous.

Nos pratos principais, a empada de aves, boldroegas (almondegas), carnes grelhadas e leitão assado. O repasto termina com fruta e outras sobremesas, como a laranja com canela, a torta de mel, a torta de laranja, a torta de alfarroba, as almojávenas de requeijão, o bolo de laranja e o bolo de mel e azeite com calda de mel e medronho.

A refeição orça os 40,00 euros por adulto e os 15,00 euros, no caso das crianças (dos seis aos 12 anos). As informações sobre a aquisição dos bilhetes encontram-se no site da iniciativa.

Sobre a Feira Medieval de Silves, sublinhe-se que, de acordo com informação disponibilizada pela organização, “esta edição recordaremos Xilb e os Vikings, envolvendo-nos no ambiente político e bélico que se vivia no ano de 844, quando de Silves saiu em missão diplomática um embaixador, que de barco chegou ao território dos Majus (Vikings)”.

Diariamente, entre as 18h00 e a 01h00 os visitantes contarão com duas sessões por dia dos jogos de guerra entre Muçulmanos e Vikings, animação no Castelo, recriação de diversos rituais Vikings (ritual de casamento, sacrifício humano aos deuses, ritual da águia de sangue e ritual fúnebre).