Um dos aspetos importantes que nos diferencia dos outros animais é o facto de não nos alimentarmos somente do que a natureza nos oferece, pois também comemos alimentos transformados por ação do calor (cozinhados). Este aspeto, único entre todos os animais, foi crucial para o nosso sucesso enquanto espécie.

Porquê?

Cozinhar (cozer, grelhar etc.) constitui uma espécie de pré-digestão, que permite ao nosso organismo o acesso a inúmeros nutrientes, que de outra forma por si só não seria capaz de aproveitar com a mesma eficácia.

A confeção diversificou a nossa alimentação, tornando-a mais segura, pois o calor inativa substâncias naturais potencialmente tóxicas, elimina microrganismos patogénicos frequentemente presentes nos alimentos (causadores de muitas doenças).

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Sal e gordura amigos de muitos problemas

Costuma dizer-se que o sal e a gordura são os maiores aliados dos maus cozinheiros e também de inúmeras doenças graves evitáveis (tais como a obesidade, doenças do coração, cancro etc.).

Para que uma refeição seja saborosa e saudável é necessário limitar a adição destes ingredientes e aumentar a presença de água, fibra, especiarias e ervas aromáticas. Para isso é preciso alguma arte e engenho, motivo pelo qual deveríamos ser iniciados o mais cedo possível, no mundo da boa culinária (ou dos bons cozinheiros).

Contudo, mesmo sem recurso a formação básica de cozinha, é possível melhorar de forma simples e prática a confeção dos nossos pratos.

Para o efeito aqui ficam algumas sugestões:

- Privilegie os cozidos, assados, caldeiradas, jardineiras, grelhados e outros pratos de elaboração simples.

- Invista também na sopa e saladas a todas as refeições, contudo adicione-as de pouca gordura e sal.

12 estratégias para uma alimentação saudável e económica

- Certos utensílios como por exemplo as frigideiras e tachos com revestimento antiaderente, são um bom investimento pois permitem cozinhar com muito menos gordura.

- A panela de pressão também é muito útil pois possibilita uma confeção mais rápida e com menor perda de nutrientes.

- No caso dos ingredientes, aventure-se no mundo das especiarias e ervas aromáticas, verdadeiros aliados contra a adição excessiva de sal na alimentação.

- Incorpore mais água e fibra nos seus cozinhados: Para o efeito faça refogados/estufados com mais cebola e tomate (ou a sua polpa), evitando assim adicionar demasiada gordura.

- Quando optar por assar, tempere os alimentos em vinha d´alhos ou marinadas. Nos laticínios prefira-os com menor teor de gordura (natas light, queijo e leite magro etc.).

 

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