Quando falamos de Quinta de La Rosa a associação ao vinho – do Douro e do Porto – é a mais óbvia. Mas esta propriedade duriense, situada a dois passos da vila do Pinhão, em pleno coração do Douro Vinhateiro, também é vinagre de vinho do Porto, azeite virgem extra e cervejas artesanais, é alojamento; e é gastronomia.

O nome do novo restaurante carrega emoção e é um tributo a Tim Bergqvist, pai de Sophia, falecido há um ano. Apaixonado pelo Douro e pela sua Quinta de La Rosa, Tim gostava especialmente de fazer as suas refeições ao ar livre. Num registo mais informal e descontraído, o Terraço do Tim nasce para alargar a oferta gastronómica da Quinta de La Rosa, que agora conta com pizzas & tapas ao almoço (terça-feira a Sábado) e barbecue ao jantar (terças e Sábados; ou sob marcação).

De relembrar que o restaurante Cozinha da Clara está aberto diariamente, das 12h30 às 22h00, dando destaque a uma comida de conforto e cheia de sabores tradicionais.

Escapada com vista para o Douro
O cenário envolvente da Quinta de la Rosa em Pinhão

Fazer pizas é uma das “habilidades” de Kit Weaver, um dos três filhos de Sophia Bergqvist, que para ajudar a implementar este novo projeto fez formação em Inglaterra. Já ligado aos negócios da Quinta de La Rosa, por via da produção das cervejas artesanais (La Rosa Lager, IPA e Stout), o jovem e 25 anos vê neste mais um elo de ligação ao projecto da família – e ao Douro, local onde um dia sonha viver a tempo inteiro. Cabe a Kit idealizar as pizas, tentando ao máximo exaltar o Douro nos seus ingredientes, sem esquecer o uso do Quinta de La Rosa Azeite Virgem Extra. A estreia faz-se com quatro pizzas, onde o Douro e os seus produtos endógenos se fazem sentir. Destaque para a Piza de Tomate Coração-de-Boi (10,00 euros), disponível durante o mês de agosto, por ser a época dele. Kit criou uma original piza de queijo da Serra, figos e cebola caramelizada (12,75 euros), não esqueceu a universal Margherita (10,00 euros) e acrescentou uma de ‘pimento, cogumelos e chourição (12,20 euros).

Às pizas juntam-se o prego do Tim (15,00 euros), uma das iguarias favoritas do pai de Sophia Bergqvist, em que o ovo estrelado não podia faltar e ao qual se juntam batatas fritas; e o hambúrguer com cebolada de vinho do Porto, alface, tomate e batata brava a acompanhar (18,00 euros). Há ainda, para abrir o apetite, salada fresca (€5,00), bolinhos de bacalhau (7,00 euros) e esferas de alheira recheadas com queijo da Serra (7,50 euros). No final, uma seleção de gelados caseiros: ‘baunilha, o favorito do Sr. Tim (3,00 euros), cremoso gelado de chocolate a 70% (3,80 euros) e ‘delicioso gelado de morango (3,00 euros).

Escapada com vista para o Douro
A vista da Quinta de la Rosa, uma unidade hoteleira situada no Pinhão

Barbecue ao jantar às terças e Sábados

Desafiada por Pedro Cardoso, chefe-executivo do Cozinha da Clara e apreciador de um churrasco bem elaborado, Sophia Bergqvist deu vida ao Terraço do Tim, um espaço com um menu elaborado ao ritmo desta época do ano. Nas entradas estão o pão com chouriço, caseiro e feito em forno de lenha, azeitonas & azeite Quinta de La Rosa e gaspacho de tomate. Mini-frangos, picanha, cachaço de porco e alheiras são as quatros opções das carnes. Nos acompanhamentos constam as saladas de alface, tomate e cenoura; laranja; quinoa com maçã; e batata; os pickles de beterraba e o abacaxi grelhado. Na lista de molhos estão os aioli, chimichurry, barbecue, vinagrete e a mostarda Dijon. A refeição é finalizada com uma sobremesa, a favorita de Tim Bergqvist: chocolate & frutos vermelhos com gelado de baunilha. Tudo por 35,00 euros por pessoa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.