É robusto e suculento, com cada exemplar a poder atingir uns impressionantes 250 g. O Tomate Coração de Boi tem este agosto direito a festival no Douro, com concurso dia 23 para eleger o melhor exemplar da temporada entre os produtores da região. O júri chefes é constituído por chefes de cozinha , enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia. A gastrónoma Maria de Lourdes Modesto é a convidada de honra desta edição.

Nesta sua quarta edição, o concurso acontece na Quinta de Ventozelo, depois de em 2018 ter ocupado a Quinta do Vallado. A par da prova, mantém-se o espírito festivo do concurso. Terminado o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante que é já um ponto de encontro entre produtores do Douro e visitantes, animado por uma mesa de sabores locais e vinhos das quintas concorrentes.

“Todos à Tomatada”, a batalha em Almeirim com 30 mil quilos de tomates
“Todos à Tomatada”, a batalha em Almeirim com 30 mil quilos de tomates
Ver artigo

A participação no concurso é gratuita, mas a inscrição no jantar volante orça os 25,00 euros por pessoa. Inscrições que podem ser efetuadas através do e-mail greengrape@greengrape.pt

Entretanto, até ao final do mês de agosto, restaurantes da região fazem mostra do potencial à mesa do Tomate Coração de Boi. Isto em pratos que não se ficam pelas saladinhas. A mesa é diversa e inclui, por exemplo, sopa fria de tomate coração de boi assado e queijo da ilha São Jorge, guisado de tomate e curgete da horta, arroz de tomate com peixinhos do rio, arroz malandro com filetes de bacalhau em polme, nos milhos de tomate com cachaço de porco bísaro grelhado e na massada de tomate e bacalhau.

Participam nestas jornadas gastronómicas os restaurantes Cêpa Torta (Alijó), Cais da Villa (Vila Real), Restaurante Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Restaurante Chaxoila (Vila Real), Restaurante DOC (Folgosa), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro).

Em agosto o Douro não é só vindimas, também há festa com o  nosso Tomate Coração de Boi
créditos: Quinta do Ventozello

Finalmente, a 24 de agosto (16h30), a freguesia duriense de Arroios, em Vila Real, acolhe na Capela Barroca (Monumento de Interesse Público), uma prova de tomate, promovida pelo Projeto Capella, subordinada ao tema “Há Festa na Aldeia”, com entrada livre.

Momento para fazer uma prova de azeite, flor de sal, tomate coração de boi, entre outros alimentos. No local vai decorrer o Mercadinho da Capella, com venda de produtos da região e, naturalmente, o tomate.

Não faltarão “Canções à Capella” com o grupo Tordilhões, dirigido por Fernando Lapa.