“Todos à Tomatada” é o lema da segunda edição da maior "briga de tomate do país”, como a descreve a organização. A batalha campal com tomates acontece sábado, dia 7 de setembro, pelas 17h00, no troço da circular urbana entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, em Almeirim.
Os participantes serão avisados do início da Tomatada com o lançamento de um foguete, terminando a batalha com outro.
Prevê a organização, a Associação 20 Km de Almeirim, a utilização de perto de 30 mil quilos de tomate no "Tomatódromo", lançados a partir de uma viatura própria e pontos colocados no solo, ao longo do percurso, proporcionando assim uma verdadeira batalha de tomates entre os participantes.
Alerta a organização que “no percurso serão colocados pontos de água, tipo chuveiros, como apoio ao eventual excesso de molho de tomate que os participantes sintam necessidade de aliviar”.
Ainda de acordo com a Associação que lança esta iniciativa, “o tomate usado neste evento não atinge padrões de qualidade para alimentação humana. Após a atividade, a pasta resultante será recolhida e transformada em alimento animal”.
No final, os participantes poderão utilizar os chuveiros existentes no local ou deslocar-se aos balneários disponibilizados e anunciados através dos meios sonoros existentes no local do evento, até às 19h30.
Um dos objetivos da Tomatada é a divulgação das potencialidades da agricultura, numa forte componente para o concelho, a cultura do tomate para indústria.
De 1 de agosto a 2 de setembro, a inscrição nesta Tomatada orça os 7,00 euros com entrega da pulseira de entrada e de uma bebida.
Comentários