Mini bruschetta de ervilhas com ovo escalfado

Num tacho, deite um fio de azeite e refogue uma cebola pequena, um dente de alho e uma folha de louro. Deixe a cebola murchar. Junte duas chávenas de ervilhas, um raminho de hortelã e duas chávenas de água.

Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar oito minutos, até cozer as ervilhas.

Escorra a água das ervilhas e triture (para puré) metade, com duas colheres de sopa de parmesão e uma colher de sopa de crème fraîche. Reserve as restantes ervilhas para as bruschettas.

Corte o pão em fatias grossas, pincele com um pouco de azeite extra virgem e leve ao forno a tostar levemente.

Retire do forno, barre com o puré de ervilha.

Junte rúcula, as ervilhas restantes, aneto, rebentos de espargos e as flores comestíveis.

Ovo escalfado: Num tacho com água a ferver, faça um remoinho no meio do mesmo e abra o ovo delicadamente. Deixe cozinhar dois minutos. A gema tem de ficar líquida. Retire o ovo com uma escumadeira e deixe repousar em papel absorvente. Finalize as suas bruschettas com o ovo escalfado. Sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “Rita´s Messy Kitchen”)

Mini bruschetta de ervilhas com ovo escalfado

Bruschetta de tomatada e ovo escalfado

Coloque um fio de azeite numa sertã e leve a saltear uma cebola cortada em meias-luas, com dois dentes de alho picados e uma folha de louro. Deixe cozinhar cerca de dez minutos - ou até a cebola ficar mole e translúcida - e junte meio pimento vermelho partido em tiras finas. Deixe cozinhar mais dez minutos e junte dois tomates maduros sem pele, cortados em cubos pequenos.

Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer (ambos a gosto) e deixe cozinhar tapado até o tomate estar bem desfeito, cerca de dez minutos. Descarte a folha de louro e reserve.

Entretanto ligue o forno nos 180 ºC. Parta quatro fatias de pão rústico e leve ao forno num nível alto e na posição grill, entre cinco a dez minutos ou até o pão estar estaladiço por fora, mas ainda relativamente fofo por dentro.

Para escalfar quatro ovos, leve um tacho com água ao lume com um fio de vinagre. Quando estiver a atingir o ponto de ebulição, baixe o lume. A água deve estar bem quente, mas não a ferver.

Parta um ovo para uma chávena pequena (ou para uma colher-medida, por exemplo) e deite-o delicadamente na água. Repita com os outros ovos, se couberem todos ao mesmo tempo na panela, e deixe cozinhar cerca de seis minutos.

Retire-os com uma escumadeira e se não for para colocar logo no pão, reserve-os numa taça baixa com um pouco de água no fundo, para não colarem.

Para montar as tostas, barre cada uma delas com o queijo-creme a gosto. Coloque por cima uma porção da tomatada, tentando abrir uma covinha no meio. Coloque aí o ovo escalfado.

Tempere com pimenta preta acabada de moer e uma pitada de orégãos. Repita com as restantes tostas.

Sirva com uma salada verde, se for a seu gosto.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Pão com tomatada e ovo escalfado
créditos: @Lume Brando

Bruschetta de figos com queijo ricota

Pré-aqueça o forno a 200 °C.

Puré de figos: Corte 200 g de figos maduros em quartos e coloque-os numa assadeira, envolvendo-os numa colher de sopa de vinagre balsâmico e numa colher de sopa de açúcar mascavado. Cubra com folha de alumínio. Leve ao forno 15 a 20 minutos.

Coloque os figos num processador de cozinha e triture até obter puré, juntando outra colher de sopa de vinagre balsâmico. Reserve numa tigela e coloque no frigorífico.

Entretanto, unte quatro fatias de pão com azeite extra virgem e grelhe de ambos os lados, até ficarem ligeiramente estaladiças e douradas.

Barre no pão conteúdo de uma chávena de queijo ricota e, sobre este, coloque o puré de figos. Decore com pistácios, figos frescos e folhas frescas de tomilho.

Sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Bruschetta de figos com queijo ricota

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.