A sardinha assada é a rainha na cidade portimonense, com o evento dedicado a esta iguaria, que se faz acompanhar tradicionalmente pelo pão, batatas e a salada algarvia. Com início a 7 de agosto, este festival prolonga-se até dia 11 e leva, ainda, à margem do rio Arade, artesanato, animação e os concertos de Amor Electro, Bárbara Bandeira, Marco Rodrigues, C4 Pedro e Expensive Soul.

Já em Olhão, os sabores são do marisco no histórico festival que acontece anualmente no Jardim do Pescador Olhanense, com vista para a ria Formosa. Entre os dias 9 e 14 podem ser apreciados camarões, amêijoas, ostras, sapateiras, lagostas, entre tantos outros tesouros da ria, confecionados em diferentes pratos. Durante seis dias, são também diversos os momentos musicais proporcionados por Matias Damásio, Áurea, HMB, a banda tributo aos Queen “Killer Queen”, Paula Fernandes, Ludmilla e os Resistência.

Algarve e agosto, a combinação perfeita para os festivais do marisco e da sardinha
Algarve e agosto, a combinação perfeita para os festivais do marisco e da sardinha

No último dia do mês, 31 de agosto, os tons de branco inundam Loulé para a oitava edição da Noite Branca, que acontece na zona histórica da cidade e invade os edifícios emblemáticos como o Castelo, a Igreja Matriz, Mercado Municipal, o Largo de São Francisco e a Avenida José da Costa Mealha.

Ainda a reter na agenda algarvia de agosto, a Fatacil (de 16 a 25 de agosto, em Lagoa); o Folkfaro, que junta grupos de folclore de todo o mundo na capital algarvia (entre dias 17 e 25, em Faro); o ESTAR - Encontros de Teatro e Animação de Rua (de 22 e 24, em Aljezur/Odeceixe); o regresso à Idade Média na Feira Medieval de Silves (de 09 a 18 de agosto) e nos Dias Medievais de Castro Marim (entre 28 de agosto e 01 de setembro); e o International Masters Futsal (de 22 a 25 de agosto, em Portimão).

Algarve e agosto, a combinação perfeita para os festivais do marisco e da sardinha
Algarve e agosto, a combinação perfeita para os festivais do marisco e da sardinha créditos: Adilson Vicente

No teatro e nas artes plásticas, destaque para a peça “Casal da Treta”, com José Pedro Gomes e Ana Bola (dias 23 e 24, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro) e a inauguração, a 3 de agosto, da exposição de pintura “Pax.02 – O Voo de Pax”, de Débora Pax, que estará patente até ao final do mês na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira.