A antiga residência da família Soares Franco, em Azeitão, tem estado desde sempre associada à imagem da produtora vitivinícola José Maria da Fonseca. Construída no século XIX, a Casa Museu José Maria da Fonseca, foi restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e, hoje, pode ser visitada durante todo o ano. O percurso por este espaço de memórias inicia-se com uma breve explicação sobre a história da empresa, seguindo-se a visita a três adegas antigas da propriedade.

Depois de conhecer a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagiam vinhos como o Periquita, segue-se a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos moscatéis de Setúbal produzidos pela companhia familiar, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos. No final da visita à Casa Museu José Maria da Fonseca, os visitantes têm a possibilidade de conhecer e provar alguns dos vinhos produzidos pela reputada empresa vitivinícola, fundada em 1834.

Ali mesmo ao lado, abriu, em 2021, o restaurante Wine Corner by José Maria da Fonseca, um espaço de restauração que conseguiu impor-se rapidamente como uma referência gastronómica da região. A carta criada pelo chef Luís Barradas privilegia a sazonalidade e a sustentabilidade, dando primazia aos produtos e aos fornecedores locais e a uma cozinha com uma forte inspiração regional. As iguarias servidas convidam à partilha e à descoberta. A carta de vinhos tem mais de 70 referências.

No fim, se ainda tiver estômago para isso, não deixe de visitar, ali à volta, um dos espaços de restauração que vendem as famosas tortas de Azeitão. Feitas à base de ovo, são um dos ícones gastronómicos representativos da região. Com um leve travo a limão e a canela são um exemplo típico da doçaria tradicional portuguesa, rivalizando com o famoso queijo de Azeitão. Produzido com leite de ovelha, possui uma casca macia amarelada de espessura fina. Não volte para casa sem um.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.