Manuel Fernando Menezes e Cunha, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Economia Política (França). Psicólogo da Educação e da Saúde de profissão, em Amesterdão. Especialista em Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Ensino, Aprendizagem e Comportamento, Conceção de Material Didático (Comissão Europeia/Língua/LIDEL), Políticas e Práticas de Ensino Socialmente Responsáveis. Pós-graduado em Cuidados de Saúde Mental, em 2000, na Holanda. Especialista em Diagnóstico e Tratamento de Perturbações Mentais, numa perspetiva social e holística. Especialista em Desenvolvimento Socioecónomico Socialmente Responsável.
A qualidade do desenvolvimento emocional, cognitivo e social de uma criança ou de um adolescente depende da qualidade da atenção e do carinho que os pais lhe dão, do tempo e da paciência que lhe dedicam, do que lhe ensinam e como o fazem.
O profissional de saúde, seja ele o médico de família, o psicólogo da saúde/clínico ou o médico especialista, tem a obrigação de propor um Plano de Tratamento que considere todos os sintomas e patologias apresentadas pela pessoa que adoeceu e que lhe solicitou os seus serviços. Um artigo de opinião