As dificuldades escolares são, muitas vezes, um dos primeiros sinais de alerta de que o desenvolvimento de uma criança está a deixar de fluir de forma adequada e saudável. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
A falta de motivação e a procrastinação são um dos principais travões às nossas mudanças e às nossas conquistas. Conheça 5 estratégias para se motivar.
É essencial estar atento à relação dos irmãos desde cedo, não para evitar o conflito, mas para que possam ter uma relação harmoniosa, com espaço ao crescimento.
Os pensamentos são um fenómeno complexo e são, muitas vezes, o resultado da conjugação das nossas vivências, das nossas emoções, das nossas ações e de muitas memórias acumuladas.
A verdade é que nem sempre é fácil sentirmo-nos ligados em todas as nossas áreas de vida, mas a dificuldade maior surge quando, de repente, olhamos à nossa volta e em nenhuma das áreas sentimos esta conexão.
É comum sermos confrontados com situações de bullying que nos chocam e que fazem com que, quase todos, fiquemos em estado de alerta e de alguma forma nos queiramos aliar contra o bullying.
Há algumas atitudes que vamos tendo ao longo dos dias que contribuem em grande escala para a nossa exaustão e às quais é muito fácil adaptarmo-nos sem tomarmos consciência delas.
Por entre os motivos mais comuns que fazem evitar um psicólogo surgem alguns mitos, que precisam de ser desconstruídos, para que de facto possa existir liberdade quando alguém sente que deve procurar um psicólogo.
Lidar com as emoções das crianças é uma tarefa desafiante e nem sempre simples. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
Não nos esqueçamos que se formos capazes de enfrentar o dia com um sorriso, mais facilmente ultrapassamos os obstáculos e nos mantemos alinhados com os nossos objetivos.
As férias implicam muito mais do que um simples cenário cor-de-rosa em que podemos relaxar e descomprimir, implicam perder a rotina e a estrutura que, muitas vezes, assegura o equilíbrio interno.
No meio deste desafio que é viver o amor, teimamos em levantar barreiras que vão tornar vivê-lo inacessível. Conheça algumas das barreiras mais comuns.
Sentirmo-nos seguros de nós próprios é uma das maiores conquistas que podemos fazer. A segurança interna implica que sejamos capazes de gostar de nós próprios por inteiro, no fundo, gostar de nós em todas as nossas dimensões, em tudo aquilo que somos.