Muitas pessoas aspiram a ser milionários, mas nem todas estão preparadas para fazer algum esforço e mudar a mentalidade para alcançar este objetivo. Atingir este patamar sem ganhar o Euromilhões é fácil para quem já nasceu com dinheiro, mas para quem se insere na classe média, o trabalho é mais árduo e só é possível desde que haja uma boa gestão das finanças caseiras, algum bom senso e não ter medo de arriscar, desde que de forma controlada.

Segundo o livro «Descubra o milionário que há em si» (editora Lua de Papel), escrito por Pedro Queiroga Carrilho, especialista em finanças pessoais, um dos primeiros passos para lá chegar é aprender a estudar o comportamento das pessoas mais bem-sucedidas financeiramente. Existem algumas metodologias para a ajudar, mas, acima de tudo, precisa desenvolver um estado de espírito adequado à “ciência” de se tornar rico. De uma coisa pode ter a certeza, não vai ficar milionária ao ficar sentada no sofá e a rezar à Santa Casa da Misericórdia.

Após estudar o comportamento dos milionários, Pedro Queiroga Carrilho definiu as principais caraterísticas dos milionários. Será que tem potencial para ser rica?

Veja na página seguinte: Pensar em grande

Pensar em grande

Se quer ser milionária, terá de se habituar a lidar com desafios importantes e a pensar em grande. «É importante perguntar a si próprio de tempos a tempos se os seus planos não poderiam ser maiores, e pensar todos os dias como poderia ser mais arrojado», pode ler-se em «Descubra o milionário que há em si».

Regra geral, o esforço que dedica a um projeto pequeno ou a um grande é semelhante, o que muda é o tamanho da sua visão. Comece por dar passos pequenos, mas sempre com algo em grande em mente. Aliás, uma das principais caraterísticas dos milionários é a vontade interminável por novos desafios.

Viver apaixonadamente

Segundo o especialista, as pessoas com sucesso são apaixonadas pelo seu trabalho e têm o condão de contagiar os outros. Alcançar este estado não é fácil, por isso, fazer dos hobbies uma parte do seu rendimento é fundamental. Trabalhar e investir numa área que goste é essencial para o sucesso e fará com que deseje ir para lá da mediocridade.

Veja na página seguinte: Saber tomar decisões

Saber tomar decisões

A menos que nasça em berço de ouro ou seja a feliz vencedora do Euromilhões, regra geral, ser milionária implica ser proprietária e gestora de uma empresa. Este pode ser um cargo bem remunerado, mas que exige muita responsabilidade.

Assuma a responsabilidade pelas suas decisões e saiba utilizar o conhecimento que dispõe no momento de agir. Haverá alturas em que não saberá por onde seguir, por não ter experiência suficiente, mas tenha atitude e aprenda a tomar decisões rapidamente e a qualquer momento. Não tenha problemas em comprometer-se com elas.

Valorizar-se

Pedro Queiroga Carrilho acredita que devemos defender-nos como se fossemos uma marca. Assim, poderá colocar «o seu cunho e imagem própria em tudo o que faz», de forma única e capitalizar a sua individualidade. Seja original, copiar uma ideia que alguém já teve não trará os frutos desejados. «Defina o seu caminho, aprenda com os outros, mas lute sempre pelos seus objetivos».

Melhorar as suas competências é essencial no processo de auto-valorização. Por isso, todo o tempo de volta dos cadernos e livros, mesmo que aparentemente não tenha nada a ver com a profissão escolhida, é a melhor das suas armas. Mesmo que não seja útil no presente momento, será positivo mais tarde.

Desenvolver-se como pessoa

Diz o autor que “desenvolvimento pessoal” e “criação de riqueza” são dois conceitos que estão intimamente ligados. “Quanto mais cresce como pessoa, maior quantidade de dinheiro aparecerá”, defende o próprio. Uma vez tendo chegado a milionária, o objetivo passa também por contribuir para o desenvolvimento da sociedade e dos outros, nomeadamente através da criação de trabalho.

Merecer a confiança de outras pessoas é fundamental para o sucesso de longo prazo, refere o escritor no livro. «A criação de riqueza é, por vezes, um trabalho solidário, tendo de recorrer a si mesmo e às suas capacidades em primeiro lugar».

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.