Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, na Índia e no Ceilão, são provenientes da mesma espécie botânica, a Camellia sinensis. Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação, o processo de escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila, o que determina uma ampla gama de sabores e aromas. Descubra, de seguida, as principais características de alguns dos mais comuns.

Chá verde

Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas, um fitonutriente com uma forte ação antioxidante.

Chá preto

É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.

Chá oolong

Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação, designadamente ligeira, moderada ou completa.

Chá branco

Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado e também o mais caro e difícil de encontrar.

É anticancerígeno, diurético e adelgaçante, mas não só. Todos os benefícios do chá

Que quantidade de chá devemos beber por dia?

É aconselhável beber uma ou duas chávenas de chá por dia, ao pequeno-almoço e depois do almoço, cada uma com 2,5 gramas, o equivalente a uma colher de chá de folhas ou uma saqueta. Se beber uma quantidade maior, é melhor consultar um médico, sobretudo se estiver a tomar algum medicamento ou se sofrer de alguma doença. Os componentes do chá podem afectar hipertensos, gestantes e pessoas com problemas de sono.

O chá verde é o melhor para a silhueta?

Mil folhas de sabor em chás repletos de benefícios
Mil folhas de sabor em chás repletos de benefícios
Ver artigo

Um estudo internacional, asiático, publicado em junho de 2007 na revista Obesity, revelou que a ingestão diária de catequinas estava associada à redução da gordura abdominal, uma das formas de obesidade mais perigosas e um fator de risco da doença cardíaca e da diabetes. De acordo com as conclusões da equipa coordenada pelo investigador japonês Tomonori Nagao, o consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o perímetro da cintura.

Será chá ou será infusão?

O chá é a infusão das folhas ou dos botões da Camellia sinensis. Qualquer outra bebida assim apelidada que não contenha esta planta, é uma infusão, como o chamado chá de camomila ou de tília, por exemplo. O processo consiste em conservar uma substância num líquido para lhe extrair os princípios medicamentosos ou alimentícios. Podem-se fazer infusões sem água, recorrendo a álcool ou vinagre.

O único país europeu produtor de chá é Portugal?

Sim, é verdade. O famoso chá nacional é produzido nos Açores e chama-se Gorreana. Considerado um chá biológico, resulta de um processo de fabrico que se mantém inalterado, há cerca de 250 anos. "Cultivamos este produto maravilhoso, que é o chá, desde 1883, mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já cinco gerações familiares", pode ler-se no site da empresa açoriana.

Texto: Madalena Alçada Baptista com revisão científica de Helena Cid (nutricionista)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.