A rainha portuguesa Catarina de Bragança levou-o para Inglaterra no século XVII e os ingleses transformaram-no num ritual de bem-estar com inúmeros benefícios para a saúde. Apesar de dever ser consumido ao longo de todo o ano, nas alturas mais frias do ano, são inegáveis os seus poderes. Em muitos momentos, aquece as mãos e reconforta a alma. Descubra seis das muitas razões pelas quais deve aumentar a sua ingestão.

1. É hidratante

Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Outros revelam que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também pelo seu sabor.

2. É antioxidante

Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonoides, fitonutrientes com uma forte ação antioxidante. Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.

3. Tanto pode ser excitante como relaxante

Mil folhas de sabor em chás repletos de benefícios
Mil folhas de sabor em chás repletos de benefícios
Ver artigo

De acordo com  Helena Cid, especialista em nutrição, membro do Conselho Científico do Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar e autora de "Todos para a mesa! Alimentação saudável para pais e filhos", livro publicado pela Bertrand Editora, "o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta".

A L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.

4. É anti-infeccioso

Os taninos, fitonutrientes com ação adstringente, não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.

5. É anticancerígeno

Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protetor contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, atua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.

6. Protege os dentes

Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces. No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.