Será que uma dieta rica em alimentos com calorias negativas é saudável? Pedimos ajuda à nutricionista Rita Fonseca Silva para nos explicar o que já se sabe sobre estes alimentos.
Independentemente do objetivo (perder peso ou ganhar massa muscular), para o alcançar é necessário saber como treinar e o que comer. Se um destes dois estiver a falhar, o objetivo fica mais longe de ser alcançado. Tome nota das recomendações do nutricionista Rui Jorge.
Os estudos têm sido consistentes na ideia de que a qualidade da nossa dieta desempenha um papel crucial não apenas na nossa saúde física, mas também na saúde mental.
Devido à sua elevada capacidade antioxidante, o consumo moderado de vinho pode beneficiar a saúde. Tome nota dos conselhos da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A médica e nutricionista Sandra Alves recorda alguns conselhos para uma alimentação saudável, em busca de um peso adequado e para prevenir muitas das doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a obesidade.
A manteiga, produto lácteo natural difere da margarina, resultado de óleos vegetais processados. Ambas contam com um diferente impacto na nossa saúde. Em entrevista, a engenheira alimentar Alexandra Costa, traça-nos o perfil de cada um destes produtos a partir dos seus métodos de fabrico.
Simples hábitos diários dão-nos o caminho para uma alimentação com ingestão de menos açúcar e, com isso, um investimento na nossa saúde e bem-estar. A nutricionista Rita Rocha de Macedo deixa-nos seis dicas para reeducarmos hábitos.
Eis algumas sugestões que poderá introduzir na sua alimentação diária, alternativamente à carne, segundo o médico especialista em Medicina Geral e Familiar Pedro Lôbo do Vale.
Nos supermercados somos capazes de encontrar um corredor inteiro com diferentes granolas. Mas será assim uma opção tão saudável? As explicações são da nutricionista Catarina Sofia Correia.
A anemia resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais. Saiba o que deve comer para evitar esta patologia, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes.
O jejum intermitente não deve ser encarado como uma dieta, mas como um método arriscado para perder peso. Conheça os cuidados a ter com as dicas da nutricionista Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa.
Será que as bebidas vegetais constituem uma boa opção para incluir numa alimentação nutricionalmente equilibrada, diversificada e segura? Tome nota das recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes.
Já parou para pensar porque estamos todos mais gordos? O glúten, uma proteína, maioritariamente presente no cereal trigo, pode estar na origem desta nova obesidade.
As sementes são importantes em várias fases, desde a plantação até ao prato. Se, por um lado, são responsáveis pela germinação de um novo alimento, por outro, têm um papel fundamental quando consumidas na sua forma original.
Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais, também proporcionam benefícios extra à saúde, com compostos bioativos que podem coadjuvar na prevenção de doenças. Para saber se está a tirar real proveio de alimentos funcionais, eis as 10 perguntas que deve fazer.
“Depois de 25 anos a pesquisar o envelhecimento e a ler milhares de artigos científicos, se há um conselho que posso dar, uma maneira segura de ficar saudável por mais tempo, uma coisa que pode fazer para maximizar os seus anos de vida agora, é isto: comer menos”. As palavras são do cientista norte-
Uma investigação científica analisou as provas até à data de que os flavonoides (presentes no chocolate preto e no cacau, entre outros alimentos) podem beneficiar a função cerebral humana.
No topo da lista dos mais saudáveis, aparecem os sumos obtidos diretamente dos frutos e legumes. No final estão os pós açucarados. Estes, já pouco ou nada se relacionam com um verdadeiro sumo.
O iodo é acumulado na glândula da tiroide e é responsável pela regulação do metabolismo celular que desempenha um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, especialmente do cérebro. Conheça as várias funções do iodo na saúde segundo a Organização Mundial de Saúde.
Depois da industrialização ter tomado conta de praticamente todos os setores alimentares, os alimentos biológicos tornaram-se num produto cada vez mais apreciado. O que são e porque são melhores? As explicações são da nutricionista Rita Fonseca Silva.