Na atualização dos dados feita hoje, o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus aumentou para 65.077 casos positivos, mais 4.344 do que no dia anterior.

Na quarta-feira, o balanço diário tinha registado um aumento diário de 938 mortes e mais 5.492 novas infeções relativamente ao dia anterior.Os números das mortes referem-se a pacientes diagnosticados com COVID-19 que morreram no hospital até às 17:00 horas da véspera e são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O número de pessoas infetadas é contabilizado de forma diferente e inclui os diagnósticos feitos até às 9:00 horas de hoje. 

Portugueses estão a cumprir a quarentena. Estas fotos de drone mostram-no
Portugueses estão a cumprir a quarentena. Estas fotos de drone mostram-no
Ver artigo

Estas estatísticas não incluem mortes fora do hospital, como aquelas registadas em lares de idosos, e algumas podem não ser incluídas no balanço diário devido a atrasos no registo dos óbitos, refere o ministério da Saúde.

Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado no dia 02 de abril na Assembleia da República.

A COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da COVID-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 90 mil. Dos casos de infeção, cerca de 300 mil são considerados curados.

Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora

Se não conseguir ver o mapa desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, siga para este link.

Objetos que aumentam o risco de contrair COVID-19 segundo a Direção-geral da Saúde
Objetos que aumentam o risco de contrair COVID-19 segundo a Direção-geral da Saúde
Ver artigo

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

China registou nas últimas 24 horas 63 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo dois de contágio local em Guangdong, província adjacente a Macau, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde chinesa.

A Europa continua a ser o continente com mais casos (772.592) e mortos (61.118). Esta quinta-feira, o número de mortos diários com coronavírus em Espanha diminuiu face aos dados de quarta-feira. Segundo o ministério da Saúde em Madrid, morreram nas últimas 24 horas 683 pessoas com o vírus SARS-CoV-2, menos que as 757 de ontem.

Até ao momento já se registaram em Espanha 15.238 óbitos relacionados com a COVID-19. O número de contágios subiu agora para 152.446. Há registo de 52.165 pessoas curadas. Pelo menos 7.069 estão ou estiveram em unidades de cuidados intensivos.

O desinfetante das mãos pode ser feito em casa ou substituído por álcool?