Como orientar uma situação de isolamento de crianças ou seniores, como lidar com o ‘stress’ no surto, ou como ajudar as crianças a lidar com a situação são algumas das perguntas que têm resposta no ‘site’ da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
As crianças podem responder ao ‘stress’ do isolamento pedindo mais colo, sentirem-se mais ansiosas, agitadas ou mesmo zangadas, isolarem-se ou começarem a fazer xixi na cama e sempre que possível, os pais devem manter as rotinas e os horários habituais.
Os adultos devem reagir a estas atitudes com compreensão, carinho e atenção e sempre que possível criar condições para as crianças brincarem e relaxarem.
Em relação à forma de ajudar os idosos a lidar com o isolamento, a sugestão dos psicólogos passa por falarem com amigos e familiares porque isso reduz a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento e ainda tomar a iniciativa de aprender a adaptar-se às novas tecnologias de comunicação por exemplo videochamadas.
A fase de isolamento será mais fácil de ser cumprido caso as pessoas se levantem à hora habitual, se vistam e façam uma alimentação equilibrada e a horas certas e pratiquem exercício físico em casa, por exemplo caminhar e levantarem várias vezes.
"Fale sobre a sua experiência e os seus sentimentos com familiares, amigos ou profissionais de Saúde (SNS24). Confie nas suas capacidades para lidar com situações adversas e recorra às estratégias que costumam resultar consigo noutras situações difíceis", também está incluído nos conselhos dos psicólogos.
Estes e outros conselhos estão disponíveis guias e vídeos e também recomendações específicas sobre a pandemia pelo novo coronavírus.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde comunicou hoje que o número de pessoas infetadas subiu para 112.
O surto de COVID-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia na quarta-feira. O número de infetados ultrapassou as 135 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios.
Portugal ordenou o encerramento de todas as escolas a partir de segunda-feira, bem como outras medidas. Esta semana já tinha sido anunciado a suspensão de todos os voos de e para Itália.
A DGS fez na quinta-feira novas recomendações à população.
Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto. Vários países na Europa, como Itália, Noruega, Irlanda, Dinamarca, Lituânia, França e Alemanha, encerram total ou parcialmente escolas, universidades, jardins-de-infância e outras instituições de ensino.
Nos últimos dias, Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China e o Governo em Roma decidiu na segunda-feira alargar a quarentena, imposta inicialmente no norte do país, a todo o território italiano.
Na quarta-feira, as autoridades italianas voltaram a decretar medidas de contenção adicionais e ordenaram o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais à exceção dos de primeira necessidade, como supermercados ou farmácias.
Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.
Comentários