A maior parte do iodo que está na água dos oceanos volatiza-se na atmosfera e regressa aos solos terrestres pela chuva. Um artigo do médico endocrinologista Mário Rui Mascarenhas.
Imagine a possibilidade de ter os dentes de um ídolo, ator, músico ou até da pessoa que tem o sorriso mais bonito que já viu? As explicações de João Mouzinho, Médico Dentista.
A Artrite Reumatoide é uma doença crónica, de natureza autoimune e de caracter inflamatório, o que se traduz em dor, tumefação, rigidez e perda de função e/ou mobilidade das articulações atingidas.
Pedro Flores, médico pediatra no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, tira-nos as principais dúvidas sobre asma na infância.
Atuamente, mais de metade dos portugueses sofre de stress laboral que, numa fase mais grave, chega a ser considerado síndrome de burnout, uma perturbação psicológica ou uma alteração do comportamento que tem como principal fonte um desajustamento do indivíduo ao seu trabalho.
O estigma da doença mental (ainda) é uma realidade, pelo que ocultar uma doença como a depressão é frequente. Conhece os riscos que daí advêm? O alerta é da médica Liliana Paixão, especialista em Psiquiatria na Corclínica, que assina este artigo.
São duas situações clínicas que se localizam em órgãos diferentes, mas que, se não forem tratadas atempadamente, podem causar sequelas graves para o doente, podendo até levar à morte.
É fundamental sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce e do acesso a cuidados especializados. Com informação, avanços terapêuticos e um seguimento adequado, é possível proporcionar mais bem-estar e melhorar o prognóstico.
Com a introdução de novos dispositivos e tecnologias de auxílio intra-operatório, a cirurgia da coluna obteve enormes avanços tecnológicos, permitindo a realização de procedimentos cada vez mais complexos, por vias minimamente invasivas. Um artigo do médico Luís Teixeira, cirurgião da coluna.
Não é um caso de bruxas, mas um caso sério de saúde. Vulgarmente conhecido como o ato de ranger os dentes, o bruxismo caracteriza-se por ser a atividade involuntária e repetitiva dos músculos responsáveis pela mastigação, o que leva a que se aperte ou ranja os dentes de forma prejudicial.
A acne vulgar é um distúrbio cutâneo muito comum na adolescência, mas que, em alguns casos, se pode prolongar até à idade adulta. Luís Uva, médico dermatologista, enumera 10 dicas para o tratamento da acne.
Cerca de metade das pessoas que têm um acidente coronário, em linguagem médica, “síndrome coronário agudo”, vulgarmente conhecido por “ataque cardíaco”, não tiveram previamente sinais ou sintomas que o anunciasse.
A construção da confiança e a superação da vergonha em ambientes sociais são objetivos alcançáveis com a ajuda certa. Um artigo da médica psiquiatra Maria Moreno, da Clínica Fisiogaspar.
Todos sabemos que a prática de exercício físico regularmente ajuda a diminuir a incidência de algumas patologias. O ideal seria praticar exercício físico 30 minutos diariamente, ou 150 minutos por semana.
Fique a conhecer o seu papel fundamental na vigilância da saúde e na promoção da qualidade de vida de todos aqueles que acompanha ao longo da vida. Um artigo de Maria Manuel Valente, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Existem vários sinais que devem levar uma pessoa a procurar uma consulta de proctologia. Alguns não devem ser ignorados. Saiba tudo sobre proctologia neste artigo.
A psoríase é uma das doenças de pele mais frequentes e estima-se que afete cerca de 250.000 portugueses. À volta desta patologia existem vários mitos. Leia as explicações do médico Tiago Torres, especialista em Dermatologia e Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Sala
O sono é um bem precioso, não só para nos mantermos acordados no dia seguinte, mas sobretudo para termos saúde. Mas há inúmeros mitos à volta do sono. Conheça alguns com a médica Sandra Sousa Marques, especialista em Medicina Interna e Medicina do Sono.
A artrose do ombro pode ser uma condição debilitante, mas, com o tratamento adequado e o apoio de uma equipa médica diferenciada e experiente, é possível voltar a viver sem dor.
A maioria de nós, ao longo da vida, já sentimos pelo menos 1 vez uma dor mais persistente na planta do pé, principalmente na zona no calcanhar e em algumas situações na zona mediana do pé.