Estudos indicam que o sonambulismo, a roncopatia (ou ressonar, como é vulgarmente conhecido), a sonolência excessiva e a apneia do sono influenciam a qualidade das horas que passamos a dormir. Neste artigo vamos, contudo, abordar um outro distúrbio do sono, a insónia, encontrando-lhe algumas das causas associadas à dieta alimentar.
O stress: Aumenta os níveis de cortisol (hormona que se manifesta durante o dia e regula a fome), o que pode originar vontade de comer quando tiver insónias. Assim, a insónia pode propiciar um aumento de peso e, em casos extremos, a obesidade.
O tipo de alimentação que temos: Por exemplo, refeições ricas em hidratos de carbono ao jantar podem dificultar o seu sono, dado que dificultam a digestão.
Carência de certos nutrientes que modificam a produção de melatonina (hormona que se manifesta durante a noite), tais como:
- Todas as vitaminas do complexo B (principalmente B3);
- Minerais (magnésio, zinco e cálcio);
- Triptofano (aumenta serotonina, neurotransmissor que regula e melhora sono).
Como queremos que tenha um sono tranquilo à noite, aconselhamos uma alimentação saudável.
Tenha em mente… reduza os hidratos de carbono e aumente os nutrientes. Consuma alimentos com vitamina B3, magnésio, zinco, cálcio e aminoácido triptofano, 30 minutos ou uma hora antes de dormir.
Alimentos que deve consumir para ter um melhor sono:
- Leite (de preferência magro) e iogurtes;
- Bananas:
- Nozes e amêndoas;
- Aveia.
Alimentos que deve evitar:
- Café ou chá preto;
- Refrigerantes;
- Álcool;
- Refeições ricas em gorduras ou hidratos de carbono;
- Alimentos ricos em açúcar.
Receitas que pode confecionar utilizando alguns dos alimentos amigos do sono:
Creme de iogurte com manga e maracujá
Comentários