Ao longo da história, acreditava-se que o chá auxiliava a “purificar o corpo” e “preservar a mente”. Nas últimas décadas, a evidência científica corrobora a hipótese já antiga de que os chás e tisanas representam uma forma fácil e rentável de aliviar o stress.

Todos os chás derivam de uma planta – Camellia sinensis -, e dependendo do seu grau de oxidação, podem classificar-se como: Chá Branco, Chá Verde, Chá Oolong e Chá Preto. Estes contêm centenas de compostos bioativos, incluindo aminoácidos, cafeína, linhinas, proteínas, xantinas e flavonóides. Julga-se que a L-Teanina, um aminoácido presente nas folhas de chá, é a responsável pela promoção do relaxamento e alívio do stress, bem como a melhoria da qualidade do sono.

Na verdade, os chás de ervas não são feitos a partir das folhas de Camellia sinensis, pelo que não são realmente chás, mas sim uma mistura de folhas, flores ou raízes de plantas e várias especiarias ou aromas de fruta. No entanto, algumas destas são associadas a propriedades calmantes.

1. Chá de Lavanda: A lavanda é uma planta nativa da região mediterrânica e é utilizada largamente na indústria. Apresenta de facto propriedade relaxantes, auxiliando na diminuição da tensão arterial, e no tratamento de problemas neurológicos, como a insónia e depressão.

Dadas as suas propriedades diuréticas, favorece a eliminação de substâncias nocivas para o organismo. Apresenta também benefícios para o sistema digestivo, através do estímulo da digestão e do aumento da motilidade intestinal.

2. Chá de Cidreira: A erva cidreira destaca-se pela ação calmante e sedativa. De facto, esta auxilia na diminuição das insónias, ansiedade e redução do stress. Tendo em conta a sua atividade antiespasmódica, alguns estudos revelam também possíveis benefícios a nível gástrico, e da melhoria de sintomas menstruais. Para além disso, a erva cidreira apresenta uma forte ação antioxidante, importante no combate a radicais livres responsáveis pelo surgimento de algumas doenças e pelo envelhecimento precoce.

3. Chá de Camomila: A camomila é uma planta versátil que tem benefícios para a saúde, o corpo, a pele e os cabelos. O chá de camomila ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade, e tem ações anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica e analgésica. Para além disso, é uma fonte de apigenina, um fitoquímico que bloqueia o crescimento de células cancerígenas, impedindo a sua propagação.

4. Chá de Valeriana: O nome Valeriana tem origem na palavra latina "valere" que significa "ser forte ou saudável". É uma das únicas plantas medicinais com comprovado poder sonífero. A valeriana tem a particularidade de aumentar a quantidade de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, um neurotransmissor que ajuda a regular as células nervosas. Atua como depressora do sistema nervoso, atenua a irritabilidade nervosa, melhora a coordenação e reduz a ansiedade.

5. Chá de Tília: Usada em casos de nervosismo e ansiedade, pois é excelente sedativo e calmante. É antiespasmódica e diaforética por excelência, sendo aconselhada em casos de catarro brônquico, bronquites, asma, gripe e tosse rebelde das crianças. A flor e a casca têm um efeito vasodilatador e suavemente hipotensor.

Os chás e tisanas são sem dúvida aliados em períodos mais stressantes. No entanto, interessa reforçar o papel de uma dieta alimentar cuidada e equilibrada e da prática regular de atividade física como promotores do bom-humor. Deste modo, está a ajudar o seu corpo a ficar mais resistente e a combater o stress e os seus efeitos nocivos no organismo.

Referências bibliográficas:
J Eino¨ther, S, E Martens, V. Acute effects of tea consumption on attention and mood. Am J Clin Nutr 2013;
Kenta Kimura et al., L-Theanine reduces psychological and physiological stress responses, Biological Psychology (2006);
Modabbernia A, Akhondzadeh S. Saffron, Passionflower, Valerian and Sage for Mental Health. Psychiatr Clin N Am 36 (2013).
Khan N, Mukhtar H. Tea and Health: Studies in Humans. Curr Pharm Des. 2013

Andreia Capelo
Nutricionista Holmes Place Arrábida

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.