Em destaque

Sukiyake com legumes e ovo de codorniz

Vontade de variar? Então experimente esta especialidade japonesa que alia os melhores paladares do país ao sol levante a vegetais suculentos e saborosos

Ingredientes

Água 1/2 litro
Chuchu 3 pedaços
Couve-portuguesa 2 folhas
Bolbo de funcho 3 pedaços
Aipo 1 ramo
Cenoura 1 grande
Pimento vermelho 1 pequeno
Pétalas de maravilhas 1 pitada
Ovo de codorniz 1 unidade
Rama de funcho 1 unidade
Azeite virgem de pressão a frio 1 dl
Limão 1 pequeno
Sésamo tostado 1 pitada

Preparação

1. Leve o tacho de inox com água ao lume e, depois de levantar fervura, reduza o calor. A temperatura adequada para o sukyake é atingida quando pequenas bolhas vêm à superfície, sendo nesse momento que se adiciona os vegetais, previamente lavados e cortados. Para este processo, utilizam-se os tradicionais hashi (pauzinhos em bambu) ou uma pinça de inox.

2. Primeiro, coloque os talos da couve-portuguesa, porque são os que têm a textura mais forte. Deixe ferver cerca de 5 minutos e, depois, coloque-a num prato. Ferva o chuchu apenas um minuto e junte aos talos da couve que já estão no prato.

3. Escalde o bolbo de funcho, os caules do aipo, a cenoura e o pimento, fervendo-os apenas durante um minuto. Junte-os aos talos da couve.

4. Ferva as folhas de couve-portuguesa durante cerca de cinco minutos. Se começarem a aparecer manchas amareladas ou escuras, é sinal que sofreram oxidação. Quando isso acontece, descartam-se imediatamente porque provocam toxicidade. Tempere com azeite e umas gotas de sumo de limão e sésamo tostado e moído. Reserve o caldo.

5. No caldo que reservou, escalde um ovo de codorniz. Coloque o caldo em tigelas, tempere e adicione uma colher de chá de sésamo, pétalas de maravilhas e funcho. Bom proveito!

Dicas

Substitua a couve-portuguesa por folhas de espinafres, ajustando o tempo de cocção. Para dar um toque diferente, sirva o sukiyake polvilhado com passas de uva e nozes picadas finamente.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.