Em destaque

Queques de abóbora e especiarias para o lanche de Halloween

Está a planear uma tarde especial para assinalar o Dia das Bruxas? Então, nada melhor do que surpreender os seus convidados com uma delícia alusiva à quadra, repleta de cor e de sabor. O acompanhamento perfeito para um chá!

Ingredientes

Farinha 2 chávenas
Açúcar refinado 1 chávena
Açúcar mascavado 1/2 chávena
Bicarbonato de sódio 1 colher de chá
Fermento em pó 1/2 colher de chá
Sal 1 pitada
Canela 2 colheres de chá
Cravinho-da-Índia 1 colher de café
Noz-moscada 1 pitada
Ovos 2
Puré de abóbora 350 gr
Óleo de coco 1/2 chávena
Leite gordo 1 colher de sopa
Extrato de baunilha 1 colher de sopa

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 190º C. Unte pequenas formas de queques com manteiga e reserve.

2. Numa taça média, misture a farinha com o açúcar refinado, o açúcar mascavado, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e as especiarias. Envolva bem até obter uma massa homogénea e reserve.

3. Noutra taça, mais pequena, misture bem os ovos com o puré de abóbora, o óleo de coco, o leite e o extrato de baunilha, envolvendo-os energicamente.

4. Adicione o preparado dos ovos e da abóbora ao preparado da farinha e do açúcar e emulsione bem até obter uma massa espessa e homogénea.

5. Recheie as formas de queques com a massa obtida e leve-as ao forno durante 20 a 25 minutos. Na reta final da cozedura, insira um palito num dos queques. Se o pau de madeira sair limpo, é porque estão prontos. Nesse caso, retire-os do forno e deixe-os arrefecer durante 10 minutos.

6. Desenforme os queques de abóbora e especiarias antes de arrefecerem completamente, coloque-os em pequenas formas de papel e sirva-os ainda mornos ou frios.

Dicas

Adicione 50 gramas de pinhões picados à massa dos queques quando juntar o preparado dos ovos e da abóbora ao preparado da farinha e do açúcar. Se preferir, também pode usar amêndoas, nozes, avelãs ou passas de uva.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.