com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Polvo à galega com batata cozida

Na região da Galiza, no norte de Espanha, o polbo á feira, como os habitantes locais lhe chamam, é um dos petiscos mais apreciados. Leve, fresco e saboroso, também tem muitos apreciadores por cá.

Ingredientes

Água 2 lt
Sal grosso 1,5 colheres de sopa
Louro 2 folhas
Alho 3 dentes
Polvo 1,5 kg
Azeite 4 colheres de sopa
Paprica 1 colher de sopa
Batatas 600 gr
Cebolinho 1 raminho

Preparação

1. Leve uma panela com a água, uma colher de sopa de sal e as folhas de louro ao lume. Descasque o alho e adicione-o ao caldo.

2. Passe o polvo por água corrente. Escorra-o, enrole-o num pano para o secar ligeiramente e, de seguida, com um rolo da massa, dê-lhe algumas pancadas para o amaciar.

3. Quando o caldo estiver a ferver, mergulhe o polvo durante cerca de 20 segundos e retire-o para um tabuleiro. Repita a operação por três vezes, com cuidado ao remover o polvo para não descolar a pele.

4. Volte a colocar o polvo na panela e deixe cozinhar durante cerca de 55 minutos.

5. Retire o polvo da panela e escorra-o, reservando o caldo. Transfira o polvo para um recipiente e corte-o em pedaços pequenos e em rodelas finas, com cerca de um centímetro de espessura. Misture o azeite com a paprica e reserve.

6. Transfira as rodelas de polvo para um recipiente de servir. Tempere-as com o restante sal e regue-as, de seguida, com o molho de azeite e paprica. Deixe macerar durante cerca de 30 minutos.

7. Descasque as batatas. Lave-as e corte-as em rodelas. Coza-as na água da cozedura do polvo.

8. Escorra as batatas cuidadosamente e transfira-as para um recipiente de servir. De seguida, sobreponha-lhes os pedaços de polvo e sirva, decorado com o raminho de cebolinho.

Dicas

Se preferir, em vez de bater o polvo, congele-o durante dois dias. Na véspera da preparação da receita, mergulhe-o em água e deixe-o descongelar à temperatura ambiente.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.