1. Para a panna cotta, coloque as natas num tacho e acrescente o leite de coco e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura e o açúcar estar bem dissolvido mas sem nunca deixar ferver.
2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Quando estiverem moles, escorra-as bem, apertando-as na mãos para que libertem a máxima quantidade de água e junte-as à mistura quente. Como a mistura para a panna cotta está quente, as folhas de gelatina derretem de imediato e não há perigo de talharem, como pode acontecer quando se acrescentam, depois de derretidas, a coisas frias.
3. Mexa bem e divida a mistura por quatro copinhos. Leve ao frigorífico por um mínimo de quatro horas, idealmente de um dia para o outro, até ficarem firmes.
4. Prepare a calda de frutos vermelhos. Coloque os frutos vermelhos num tacho com a água, o açúcar e o sumo de limão e leve a cozinhar durante cerca de oito minutos, até obter uma calda xaroposa. Retire e deixe arrefecer completamente.
5. No momento de servir, retire a panna cotta do frigorífico e desenforme. Divida a calda pelos pratos de servir e decore a gosto, com as groselhas e, se gostar, folhas de hortelã.
Dicas
Adicione uma colher de sopa de chocolate em pó à panna cotta quando misturar o leite de coco e o açúcar com as natas.