São muitos os que não resistem à cremosidade desta especialidade. A pensar na sua silhueta, Patrícia Trindade reinventou a receita desta sobremesa italiana. O sabor é o mesmo mas nutricionalmente é mais rica.
1. Coloque as folhas de gelatina a hidratar em água fria, durante cinco minutos. Escorra-as e reserve-as. Reserve também a água.
2. Numa tigela, adicione o iogurte, o xarope de ácer e as sementes de chia. Raspe o interior da vagem de baunilha e envolva os ingredientes.
3. Aqueça um pouco a água das folhas de gelatina e volte a adicioná-las para que se dissolvam totalmente.
4. Junte a gelatina ao preparado de iogurte e misture.
5. Distribua o preparado por formas individuais para pudim e leve ao frigorífico até solidificar.
6. Para o molho, disponha, num tacho, os frutos silvestres e esmague-os. Reserve cerca de 50 g antes de os desfazer.
7. Adicione a raspa de limão, as folhas de menta fresca picada, a água e envolva todos os ingredientes. Deixe cozinhar em lume brando durante cinco minutos, mexendo com frequência, até engrossar.
8. Triture com a varinha mágica até obter um molho homogéneo e deixe arrefecer.
9. Sirva a panacota acompanha com o molho e decore com os restantes frutos silvestres.
Dicas
Substitua os frutos silvestres por polpa de manga muito madura para um sabor com travo exótico. Uma unidade da receita original que aqui lhe propomos tem aproximadamente 92,2 calorias, 6 gramas de proteína, 14,2 gramas de hidratos de carbono e 0,7 gramas gordura. Esta panacota, fotografada por Atur e proposta por Patrícia Trindade, especialista em Nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, tem cerca de mais 3,1 gramas de proteínas e menos 10,9 gramas de gordura, menos 8 gramas de hidratos de carbono e menos 111,9 calorias do que as disponíveis nas superfícies comerciais e na maior parte dos restaurantes.