Originário da Catânia, na Sicília, em Itália, este delicioso prato de massa, aqui numa versão mais light, é uma homenagem a Vincenzo Bellini, um compositor de óperas que viveu no século XIX.
1. Lave as beringelas e corte-as em pequenas tiras com cerca de dois centímetros de comprimento.
2. Leve um tacho com metade da água ao lume. Quando o líquido ferver, junte as beringelas e deixe cozer durante cerca de quatro minutos. De seguida, retire-as, escorra-as e reserve-as para uso posterior.
3. Descasque o alho e a cebola. Pique-os e reserve.
4. Leve um tacho ao lume com metade do azeite. Adicione o alho e a cebola e deixe refogar.
5. Junte o tomate, os orégãos e a malagueta, cortada em pequenos pedaços, ao refogado. Adicione as alcaparras, o vinagre e uma pitada de sal e deixe apurar.
6. Num tacho à parte, coza a massa na restante água, previamente temperada com uma pitada de sal. Depois de cozida, escorra-a.
7. Numa saladeira, misture a massa com o molho de tomate e as beringelas, envolvendo-os cuidadosamente. Polvilhe com o queijo, regue com o restante azeite e decore com o manjericão fresco. Sirva de imediato.
Dicas
Se gostar, adicione 80 gramas de azeitonas descaroçadas cortadas às rodelas ao prato no momento em que adicionar as beringelas. Em alternativa ou em complemento, pode polvilhar as massas com nozes picadas.