com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Bolo húmido de laranja e gin

O tradicional é um sucesso garantido em qualquer lanche ou sobremesa. Esta versão, enriquecida com uma bebida alcoólica muito apreciada, também não deixará ninguém dececionado, como comprovará se a confecionar.

Ingredientes

Manteiga 150 gr
Açúcar 120 gr
Farinha 200 gr
Ovos 5
Laranja 1
Fermento 1 colher de chá
Essência de baunilha líquida 4 gotas
Açúcar 50 gr
Água 1 dl
Gin 1 dl

Preparação

1. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Separe os ovos e reserve as claras. Junte, cuidadosamente, as gemas ao preparado anterior e envolva bem.

2. Junte a raspa da laranja, o sumo, o fermento e a farinha, bata energicamente e reserve. Bata as claras em castelo firme. Ligue o forno a 180º C.

3. Junte cerca de um terço das claras ao preparado do bolo e bata bem. Envolva, depois, as restantes claras, delicadamente, com uma espátula.

4. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta a massa do bolo e leve ao forno, cerca de 35 minutos, verificando ocasionalmente a cozedura com um palito.

5. Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, desenforme-o e prepare a calda. Leve a água com o gim e o açúcar mascavado ao lume durante cerca de cinco minutos. Passado esse tempo, desligue o fogão.

6. Verta a calda de açúcar sobre o bolo. Sirva-o fatiado ainda morno ou à temperatura ambiente ou leve-o ao frigorífico durante duas horas para o consumir frio.

Dicas

Pode usar um gin cítrico para realçar o sabor natural da fruta. Substitua, se preferir, a laranja por um limão, por uma lima ou até por uma toranja pequena. Pode adicionar 30 gramas de nozes picadas à massa do bolo quando juntar a última porção de claras em castelo à massa, se gostar.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.