com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Ketchup caseiro com cravinho e louro

Uma opção mais saudável com temperos do jardim que também pode oferecer. Uma receita da bloguer Joana Roque que dá para fazer três garrafas de 250 ml

Ingredientes

Tomate maduro 1 kg
Cebolas 2 pequenas
Alho 2 dentes
Azeite 2 colheres de sopa
Tomilho fresco 1 raminho
Louro 2 folhas
Água 125 ml
Vinagre de vinho branco 2 colheres de sopa
Sal 1 pitada
Açúcar 1 colher de sopa
Cravinho em pó 1 pitada
Cominhos 1 pitada
Noz-moscada em pó 1 pitada

Preparação

1. Lave o tomate. Retire a pele e as sementes e corte em pequenos pedaços. Pique as cebolas e os dentes de alho e leve-os a alourar no azeite, num tacho, durante cerca de 10 minutos ou até as cebolas começarem a ficar alouradas.

2. Junte depois o tomate em pedaços, as ervas aromáticas e tempere com um pouco de sal, açúcar e as restantes especiarias (uma pitadinha de cada apenas). Poderá depois acrescentar mais, se necessário, mas não pode retirar se colocar a mais. Junte também a água e o vinagre e deixe cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos.

3. Retire as ervas aromáticas e, com a varinha mágica, triture o ketchup para ficar com uma consistência mais fina. Deixe engrossar mais um bocadinho ao lume, se achar necessário.

4. Coloque o ketchup em garrafas ou em frascos esterilizados, que deverá pasteurizar posteriormente. Bom proveito!

Dicas

Adicione 100 g de azeitonas pretas descaroçadas cortadas em pedaços ao ketchup depois de preparado, misturando bem. Obtém assim um excelente molho para massas. Pode usar esta receita de Joana Roque, autora do blogue Para Cozinhar, para preparar frascos de ketchup caseiro para oferecer a familiares e amigos no Natal, visitas sociais e festas de aniversário.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.