Joana Roque, bloguer, autora de livros de culinária e colaboradora regular da revista Jardins, revisita uma especialidade da cozinha asiática, exótica e nutritiva, de comer e babar por mais.
1. Prepare a marinada, misturando cuidadosamente todos os ingredientes.
2. Corte o peito de frango em tiras e tempere com a marinada obtida.
3. Coza os noodles em água a ferver temperada com sal, durante quatro ou cinco minutos, até que estejam cozidos.
4. Escorra a massa. Passe-a por água fria e tempere-a com uma colher de sobremesa de óleo de sésamo. Reserve.
5. Aqueça um wok ou uma frigideira e acrescente óleo vegetal até que esteja quente. Junte as tiras de frango escorridas e deixe-as saltear até que fiquem cozinhadas. Retire do lume para um prato e reserve.
6. Deixe o wok voltar a aquecer e junte uma colher de sobremesa de óleo vegetal. Adicione o alho picadinho, deixando fritar uns segundos. Acrescente as acelgas lavadas e cortadas numa juliana grossa e deixe saltear até que comece a murchar.
7. Junte os noodles cozinhados, o molho de soja, o vinho do Porto e tempere com um pouco de sal.
8. Salteie mais uns minutos e acrescente as tirinhas de frango, envolvendo tudo muito bem e deixando cozinhar mais uns minutos.
9. Junte a restante colher de sobremesa de óleo de sésamo e envolva bem. Sirva de imediato.
Dicas
Substitua o peito de frango pela mesma quantidade de peito de peru e o vinho do Porto por vinho moscatel de Favaios, use massa de arroz em vez dos noodles de ovo e polvilhe no final com pinhões. Seguindo a mesma receita, obtém um prato radicalmente diferente. Bom proveito!