Em destaque

Bolo de curgete com limão e cerejas

Apetece-lhe algo doce mas, ao mesmo tempo, mais saudável e nutritivo? Experimente esta receita original de Joana Roque, blogger e autora de livros de culinária, colaboradora regular da revista Jardins, muito fácil de preparar.

Ingredientes

Ovos 4
Açúcar 2 chávenas
Manteiga à temperatura ambiente 200 gr
Curgete ralada 2 chávenas bem cheias
Cerejas previamente descaroçadas 200 gr
Limão 1
Farinha 3 chávenas
Fermento em pó 1 colher de chá
Bicarbonato de sódio 1 colher de chá
Açucar em pó para polvilhar 1 pitada

Preparação

1. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga, durante cerca de três minutos, com uma vara de arames ou, em alternativa, com a batedeira elétrica. De seguida, acrescente a curgete, a raspa da casca do limão e as cerejas. Envolva bem.

2. Noutra taça, misture a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio e envolva o preparado obtido, aos poucos e poucos, na mistura anterior, até obter uma massa lisa e sem grumos.

3. Coloque a massa numa forma de bolo com buraco, previamente untada e polvilhada com farinha.

4. Leve a cozinhar em forno, previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 50 minutos.

5. Passado esse tempo, verifique a cozedura do bolo. Deixe arrefecer antes de desenformar. Decore com açúcar em pó e mais raspa de limão. Sirva o bolo morno ou frio.

Dicas

Use uma chávena com 220 mililitros de capacidade para confecionar esta receita. Se preferir, substitua a manteiga por margarina vegetal e as cerejas por morangos ou framboesas. Num jantar com familiares e/ou amigos, pode servir uma fatia de bolo com uma bola de gelado de nata ou de baunilha.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.