Em destaque

Bacalhau com farinheira e grelos

Uma combinação improvável que resulta num prato perfeito e original. A sugestão é de Joana Roque, autora do blogue As Minhas Receitas, de vários livros de culinária e colaboradora regular da revista Jardins.

Ingredientes

Bacalhau 400 gr
Farinheira 1
Grelos 1 molho
Broa de milho 1/2
Alho 4 dentes
Cebola 1
Louro 1 folha
Azeite 1 dl
Sal 1 pitada
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Prepare o bacalhau. Limpe-o de peles e espinhas, se estiver a usar postas em vez de lascas. Reserve.

2. Corte a cebola em meias-luas e pique dois dentes de alho. Leve-os, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro, ao lume e deixe começar a refogar.

3. Acrescente, de seguida, o bacalhau e envolva bem no refogado, deixando-o estufar. Retifique de sal e tempere com pimenta.

4. Coza os grelos em água temperada de sal. Retire-os e deixe escorrer bem. Retire a pele à farinheira, esfarele-a para um recipiente e reserve.

5. Triture a broa com os restantes dentes de alho e um fio de azeite e reserve. Ligue o forno a 180º C.

6. No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, disponha a farinheira. Por cima, distribua o bacalhau e, de seguida, os grelos.

7. Tempere os grelos com azeite e cubra-os com a broa. Leve ao forno previamente durante cerca de 30 minutos. Sirva de imediato.

Dicas

Para confecionar esta receita, pode usar migas de bacalhau ou de paloco ou postas de bacalhau, secas ou já demolhadas. Em alternativa aos grelos, pode recorrer a espinafres ou até a couves.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.