Inicialmente previsto para duas datas distinitas, o Mercado da Terra organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a ATPL (Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso) vai realizar-se apenas no dia 20 de maio, devido às condições metereológicas que se têm feito sentir.

Vender ou comprar produtos e artigos ligados às velharias e usados; plantas ornamentais produtos de artesanato ou agrícolas são atividades a desenvolver neste dia. O Mercado da Terra conta com a participação de IPSS do concelho que também estão a iniciar a sua produção agrícola com o bom exemplo de pessoas voluntárias.

O objetivo é divulgar o que se faz em prol da natureza, da paisagem, do património edificado, da vivência das populações e das suas atividades agrícolas. O Mercado decorre no domingo, 20 de maio, entre as 10h00 e as 17h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila.

Na mesma data, é lançado o primeiro núcleo Prove do concelho. Este é um projeto de comercialização de proximidade que permite uma nova aproximação entre as comunidades rurais e urbanas, fomentando a solidariedade entre os pequenos produtores locais e os consumidores, sendo construídos laços de confiança e cooperação entre quem produz e quem consome. É promovido a nível territorial pela ATAHCA e a nível concelhio tem o apoio da Câmara Municipal como entidade mediadora. O contacto direto entre produtores e consumidores permite a partilha de um conjunto de informações sobre os métodos de produção e os cuidados ao nível da proteção do ambiente, as variedades regionais, a qualidade dos produtos, as dificuldades decorrentes durante a produção, os desejos e motivações dos clientes, de entre outros.

A entrada é livre. Contudo, as inscrições para participação por parte de quem pretende comercializar os seus produtos estão a decorrer no Posto de Turismo e na sede da ATPL (Casa da Botica).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.