Quem se senta à mesa de um dos restaurantes geridos pelo grupo Sushic sabe que não vai encontrar no prato monotonia. Há sete anos que o empreendedor Hugo Ribeiro nos vem habituando a surpresas no campo da restauração. Hugo aplica na sua fórmula empresarial uma prática que o engenho nacional aplica há séculos. Ou seja, casar elementos de diferentes culturas com os gostos nacionais. No caso vertente as cozinhas de sucesso asiáticas, nas técnicas e conceitos, com os ingredientes portugueses. Assim o é nos restaurantes Sushic e, a partir de agora, no recém-inaugurado espaço Bao.

Neste Bao não estamos perante sushi, sashimi ou temakis. A geografia culinária assenta inspiração em outros quadrantes gustativos. Hugo Ribeiro apresenta-nos street food à mesa de um restaurante implantado num hotel distinguido em 2015 com o prémio, “Best Small Hotel”, o Portugal Boutique Hotel, bem próximo da lisboeta Praça da Figueira.

O Bao cunha o nome na especialidade que lhe dá suporte à carta. O Gua Bao´s (também chamado baozi, chukaman e nikuman) é um pequeno pão asiático, que encontramos em diferentes países, cozido a vapor ou frito. Ganha diversos recheios, como vegetais, mariscos e carnes. Este Bao lisboeta acrescenta o ovo à massa básica do pão, a farinha, a água, o fermento, o sal, o azeite. O resultado é um pãozinho bastante leve pronto a receber os diferentes recheios testados e preparados pelos chefes residentes do grupo Sushic, Rui Fontes, autor de uma cozinha mais tradicional, e Pedro Rezende, mentor de uma mesa assente na fusão.

Lisboa: Próximo à Praça da Figueira comer um Bao não é nada mau
Lisboa: Próximo à Praça da Figueira comer um Bao não é nada mau

Na carta vamos encontrar 10 propostas onde a diferença essencial reside nos recheios. “Em cinco pratos não vou mexer, os restantes serão rotativos, tendo em conta a sazonalidade”, afirma Hugo Ribeiro. Com lugar cativo na ementa encontramos os baos de Caranguejo de casca mole com caril amarelo (7,00 euros), de Frango frito Thai style (6,00 euros), o de Barriga de porco, cogumelos shitake (6,00 euros), de Tempura de tofu com molho (5,00 euros). Neste momento quem se senta à mesa do restaurante tem, ainda, a oportunidade de degustar, entre outros, os baos de Sardinha, pêssego e Teriyaki (6,00 euros), Tataki de atum, funcho e laranja (7,00 euros).

Não pense, contudo, o comensal que o cuidado posto nesta carta obriga a uma rendição a formalismos à mesa. “O conceito assenta na simplicidade e descontração”, adianta Hugo Ribeiro, “esta é uma comida que sabe muito bem degustada à mão. Aliás, o que estamos a fazer é trazer um conceito de comida de rua para dentro de portas”.

Apesar de inaugurado recentemente, o restaurante já conta com algumas fórmulas de sucesso. Por exemplo nos acompanhamentos (são três), tem conquistado os palatos, o Arroz guarnecido com ovo estrelado e bacon crocante, e as “Yummi Fries”, Batata-doce com mini crepes vietnamitas (6,00 euros). “Temos clientes que não pedem um bao e fazem do nosso arroz a refeição principal”, confidencia Hugo Ribeiro, acrescentando ”uma dose normal de um dos nossos baos pode ser dividida por duas pessoas”. Uma refeição que pode ser antecedida pelos rolos Goi Cuon, aqui em duas versões, uma de camarão, outra de frango. No que respeita à garrafeira, prove-se o Vinho Sushic.

Lisboa: Próximo à Praça da Figueira comer um Bao não é nada mau
Lisboa: Próximo à Praça da Figueira comer um Bao não é nada mau

As sobremesas também não são desmerecidas. Uma vez mais opera a mão de chefe, neste caso a de Francisco Siopa, aqui desafiado a preparar dois doces exclusivos para o espaço Bao. A carta propõe-nos um Chiffon de chocolate negro e banana (4,5 euros) e uma Panacotta de leite de coco e gengibre, com geleia de manga e maracujá (4,5 euros).

Hugo Ribeiro que não é homem de ficar parado anuncia para breve a abertura de um balcão com o conceito Bao. “Para já ainda não vou divulgar onde”. Assim como não revela outras novidades na calha. É esperar para provar.

Bao

Rua João das Regras, 4 – Lisboa (Portugal Boutique Hotel)

Horário: Segunda a sábado ao almoço – 12h30 às 15h00; ao jantar – 19h00 às 22h30.

Contacto: 218 842 120