O que liga Alcoutim, Castro Marim e Vial Real de Santo António? É o rio Guadiana que une os municípios, mas também a iniciativa “À Mesa do Baixo Guadiana: a serra, o rio e o mar”, uma viagem aos sabores da região que teve início em outubro de 2021.
Promovida pela Associação Odiana, esta viagem tem um nome de peso ao leme: o chef Rui Silvestre, responsável pelo Vistas, com uma estrela Michelin e o restaurante deste calibre mais próximo da zona, em Vila Nova de Cacela.
A integração dos produtos da região na carta do Vistas é um dos exemplos desta sinergia, e para o chef trata-se de “voltar ao essencial, respeitar a natureza onde os sabores são reais e os aromas são genuínos”, tendência que se consolida cada vez mais nas cozinhas portuguesas.
Rui Silvestre desenvolveu ainda outras receitas que destacam diversos produtos do Baixo Guadiana. “Não há cozinha sem os produtos de qualidade e não há produtos de excelência sem a sua matriz – quem os produz – e a especificidade do meio onde são produzidos”, conclui.
“À Mesa do Baixo Guadiana: a serra, o rio e o mar” é sobretudo um projeto de valorização e reconhecimento dos produtos do território e que propõe ainda um périplo pelas paisagens, municípios, produtores e produtos, nomeadamente sal e flor de sal de Castro Marim, queijo fresco de cabra, laranja, mel, figo fresco e seco, figo da Índia, amêndoa e manteiga de amêndoa, presuntos e
enchidos, atum e muxama, perdiz e javali e peixe de rio e de mar, respeitando a sua sazonalidade.
Comece a viagem na sua cozinha com estas receitas desenvolvidas pelo chef Rui Silvestre.
Xerém de bivalves do Baixo Guadiana
Esta é uma receita que nos aproxima da mesa algarvia.
Batatas soufflé com presunto do Baixo Guadiana
Um prato de alta cozinha também se pode preparar em casa.
Lâminas de atum rabilho e feijão-frade
Uma sugestão de entrada com produtos algarvios.
As ostras do Guadiana
As ostras são um alimento que se prefere ao natural. O chef Rui Silvestre propõe um condimento para as guarnecer, sem alterar o sabor.
Comentários