No mesmo mundo e tempo que produzem o dobro dos alimentos que são consumidos, encontramos um em cada três habitantes do planeta com carências nutricionais. Para Francisco Sarmento, da FAO Portugal, organização das Nações Unidas, “O direito humano a uma alimentação adequada está a ser violado”. Uma e
O Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, volta a dedicar um fim de semana, de 27 a 29 de abril, aos paladares do gin, bebida que ganhou destaque e muitos apreciadores nos últimos anos através da promoção de novas formas de harmonização e do lançamento de marcas irreverentes, muitas delas nacionais.
O Adegga WineMarket Porto chega a 5 de Maio ao Porto Palácio Hotel com mais de 50 produtores nacionais e meia dezena de chefes de cozinha para proporcionar uma nova experiência de vinhos e gastronomia. Um evento onde não vão faltar vinhos raros e uma visita a vinhas sem sair do hotel.
Todos os domingos, até final de maio, o Hotel Rural Quinta do Marco, em Tavira, apresenta um brunch repleto de bons argumentos produzidos na própria quinta, do pão em forno de lenha, aos pratos regionais de bacalhau e galo.
Depois da realização de mais de 50 eventos em diversas cidades da Europa, o VeggieWorld chega agora a Lisboa, onde são esperados mais de 5.000 visitantes. Haverá seminários, palestras, show cookings e espetáculos, que irão acontecer nos dias 28 e 29 de abril no Páteo da Galé.
Ao ritmo dos sabores da nova estação, a Quinta do Crasto apresenta as novas colheitas do Crasto Branco, Crasto Tinto e Crasto Rosé, a família de vinhos que introduz a filosofia do produtor.
A 25 de abril as pastelarias da cidade de Tomar saem à rua e apresentam mais de 30 doces locais e conventuais na Praça da República. Trata-se da iniciativa “Doce Passeio Doce” que promete juntar 18 casas de gulodice tomarenses.
A Loja das Conservas acaba de inaugurar dois restaurantes em Lisboa, na Rua da Assunção e na Rua do Arsenal. As cartas, pensadas pelos chefes André Palma e Tiago Neves, contam com perto de 20 propostas onde, naturalmente, o peixe em conserva é a estrela. Inclusivamente nas sobremesas com um semifrio
Em maio de 2017 foi lançada a a cerveja artesanal ‘La Rosa IPA’. Agora chega ao mercado uma receita melhorada, à qual se junta a primeira edição da ‘La Rosa Lager’.
O reabilitado Largo do Intendente, em Lisboa, acolhe agora um espaço que faz mostra e prova do que de muito bom se produz naquele Portugal omisso do afã turístico. Na loja "Produtos e Territórios" percebemos que a interioridade não tem de ser um obstáculo, antes uma oportunidade.
O restaurante Vistas, no Monte Rei Golf & Country Club, no Algarve, renovou a sua carta para acolher a primavera. O peixe e o marisco são protagonistas nesta orquestra que inclui a codorniz ou o leitão. A primazia é sempre dada aos produtos locais.
Aconteceu nos Estados Unidos: uma gorjeta razoável para a maioria dos norte-americanos ronda os 20% do total da conta, mas na noite do último domingo um cliente decidiu deixar 260% do valor da despesa total como gorjeta num restaurante de Chicago.
A noite de 18 de abril inaugura a primeira sessão de “Fado no Convento”, noites de guitarra portuguesa, viola de fado e voz na Cervejaria Trindade, casa centenária em Lisboa instalada no edifício histórico, em tempos um convento.
Paixão por uma alimentação consciente, favorável ao bem estar humano e com respeito pelos animais, levou Márcia Soares Gonçalves à estreia nos escaparates. “Receitas com Paixão” tem tanto de livro de vegetarianismo, como de ato de entrega a uma causa: a sustentabilidade do planeta. E esta também par
O Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas organiza, a 21 de abril, a primeira edição do “Please Disturb”, um after dinner de entrada gratuita com muita animação musical e cocktails de assinatura.
A nova ementa do Mesa de Lemos regressa à matriz da vinha e do terroir do Dão. O chefe Diogo Rocha aposta nos produtos da época para renovar a carta do restaurante da Quinta de Lemos.
O aspirante a proezas em jeito de cocktail encontra aqui dois bons argumentos para se lançar nas artes do shaker e do mixing glass. Hugo Rodrigues, bartender no UpTown Bar, em Lisboa, acompanha-nos, passo a passo, na execução de dois cocktails. “Agitar, agitar, agitar” é palavra de ordem e, creia, v
Tempo, sustentabilidade, respeito pelo território são expressões que bem casam com o estar e o ser do produtor de vinhos Quinta da Boa Esperança. Artur e Eva são anfitriões de um projeto com os pés assentes na terra. Ou melhor que põe pés e mãos nas vinhas para lhes tirar néctares singulares.
Como era a mesa dos nossos monarcas, o que comiam e como comiam? Ana Marques Pereira, autora de "Mesa Real. Dinastia de Bragança", responde a estas e a muitas outras questões. Um livro que traça 270 anos da nossa história e onde encontramos, entre muitas outras narrativas, o fausto e a pompa de D. J
Habituamo-nos a olhar para o café dentro de uma chávena. Tomamo-lo várias vezes ao dia, esquecendo que é um ingrediente ótimo na cozinha. Aqui numa versão gulosa, em 10 doces.
Erik Lorincz, bartender do American Bar, no Hotel Savoy, em Londres, vai estar no Lisbon Bar Show, a 15 de Maio. Em Portugal, Erik vai provar por que é considerado o melhor do mundo a preparar cocktails.