A primeira edição do Vine & Dine Experience é já no dia 11 de Maio (20h00), pela mão do chefe Filipe Ramalho, que vem directamente do Alentejo, do restaurante Basilii do Torre de Palma Wine Hotel, para a cozinha do Panorama.

Alentejano de gema, Filipe Ramalho tem desenvolvido um trabalho de inovação na gastronomia da sua região, procurando respeitar a sua história, produtos e sabores.

O menu que Filipe Ramalho irá apresentar em Lisboa, no restaurante Panorama, inclui Pão Torre de Palma (Alentejano, Alho e Azeitona), Azeite Torre de Palma e Manteiga de Queijo Fortunato.

Como Amuse Bouche: "Cev'acho", um Gaspacho alentejano, Ceviche de peixe do rio em laranja do chão e mostarda de pimentos Terrius, "Nigiri" Alentejano: Presa de Porco Preto alentejano, vinagre balsâmico do Convento dos Cardaes, migas de batata-doce e mostarda matizada

Na entrada, contaremos com Cabeça de xara da Dona Octávia, alho negro, agrião da ribeira, grué de cacau e túberas do mercado de Estremoz

O prato de peixe fica entregue a um Arroz de tomate de conserva da Horta do Basilii, jaquinzinhos, milho e coentros.

Na carne, um Lombo de javali fermentado em mosto de Alicante Bouschet, esparregado de couve-flor, gratinado de silarcas e Maçã Bravo Esmolfe com tremoço.

A rematar a refeição, à sobremesa, um Toucinho rançoso de bolota e torresmos, favas e atabefe aromatizado com limão e poejo.

Entre os vinhos que serão servidos neste jantar, encontramos o Torre de Palma Branco Arinto e Alvarinho 2017, o Torre de Palma Branco 2017 e o Torre de Palma Tinto 2015.

Filho de cozinheiros alentejanos, formado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril em Gastronomia e Artes Culinárias, Filipe Ramalho começou o seu percurso profissional na cozinha do restaurante lisboeta Bistrô 100 Maneiras, trabalhando durante alguns anos ao lado do chefe e proprietário, Ljubomir Stanisic.

Há três anos, Filipe foi convidado para regressar às origens e integrar o projeto do restaurante Basilii no Torre de Palma Wine Hotel, onde permanece com a missão de inovar na gastronomia alentejana, respeitando a sua história, produtos e sabores.

O projeto Torre de Palma nasce em 2014, inspirado no modo de vida da família Basilii, com o propósito de proporcionar aos seus hóspedes a experiência das várias tradições alentejanas. Localizado em Monforte, a duas horas de Lisboa, o Torre de Palma Wine Hotel, membro da Design Hotels, tem uma arquitectura típica da região, caiada de branco e com espaços muito acolhedores.

O jantar fica nos 49,00 euros por pessoa com os vinhos incluídos.

Panorama

Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Rua Latino Coelho 1.

Reservas: Tel.: 213 120 000, E-mail: sheraton.lisboa@sheraton.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.