É às memórias de infância e viagens que Tiago Bonito, chefe de cozinha do Largo do Paço, em Amarante, vai buscar inspiração para a nova carta do restaurante com uma estrela Michelin. Um espaço instalado no hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, palácio do século XVI, com o rio Tâmega a seus pés.
Caminha, no Alto Minho, torna-se de 11 a 14 de julho uma espécie de paraíso para os adoradores de cervejas artesanais. À prova vão estar mais de 300 marcas de todo o mundo. Não faltarão novidades, comida de rua e muita música.
De 11 a 18 de julho, quem não dispensa o bom caracol, tem argumentos para se sentar à mesa em Loures. O concelho acolhe mais um Festival do Caracol Saloio e os petisqueiros agradecem. Quem for dado a outros comeres, vai encontrar uma área de street food.
A 11 de julho, em Lisboa, celebra-se o primeiro “aperitivo” no Tsukiji. O restaurante de cozinha nipónica promete ´afterworks` com vinhos e saquês. A carta de petiscos é assinada pelo chefe de cozinha Paulo Morais
O histórico café A Brasileira, no Porto, acolhe a 9 de julho uma tertúlia vínica com o produtor Lavradores de Feitoria. Momento para os participantes conhecerem uma seleção de vinhos durienses. A entrada na iniciativa é gratuita.
A praia fluvial da Foz do Sabor, no concelho transmontano de Torre de Moncorvo, recebe entre 19 e 21 de julho um festival gastronómico com peixe do rio, frito, em migas e assado em molho de escabeche.
Para além dos destinos que já contemplava, como o Japão e a Tailândia, a ementa do restaurante Soão, em Lisboa, leva-nos agora à Indonésia e ao Laos. A rota é, como sempre, conduzida pelo chefe de cozinha Luís Cardoso e a sua equipa, com cozinheiros de diferentes nacionalidades.
Como forma de assinalar o ‘Dia Mundial do Chocolate’ damos-lhe a conhecer 10 delícias de lambuzar os dedos e a boca que não deve perder em Lisboa e no Porto.
Até domingo, 7 de julho, as tapas vão assegurar a mesa na festa que lhes é dedicada em Braga. Onze países vão estar em mostra e prova no Palácio dos Biscainhos. Momento para apresentar a cerveja produzida com vinho verde.
Música, cerveja e diversão, são as palavras de ordem dos Nortada Sunsets. O primeiro pôr do sol festivo acontece, sábado, 6 de julho, no Carvalhido Beach Lounge, na marginal marítima da Póvoa de Varzim.
Vila Nova da Barquinha, localidade ribatejana, recebe de 12 a 14 de julho o seu primeiro festival de Street Food. Uma festa que onde não se vai apenas trincar. O cartaz de animação inclui teatro, circo e música.
Juntar um grupo de amigos em volta de um copo de vinho tinto e petiscos, acompanhados pelo som do Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, é a proposta do Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, para sábado, 6 de julho.
Rui Lopes está a trabalhar o pão de medronho há já cinco anos e, ao disponibilizá-lo no mercado, pretende dar resposta aos consumidores que procuram produtos alimentares mais naturais e saudáveis.
As castas Tinta Negra e Verdelho na ilha da Madeira estão tradicionalmente ligadas aos vinhos fortificados e doces. Mas há um novo movimento na ilha que explora as mesmas castas na vertente dos vinhos tranquilos. São secos, têm acidez altíssima e transpiram uma frescura atlântica.
Até outubro, a esplanada Um Elétrico Chamado Tágide, em Lisboa, apresenta aos sábados um novo brunch em duas versões. Frutas, baos, croquetes, vinho, estão entre as sugestões destas refeições para partilha.
É na Serra do Mendro, junto à Vidigueira, que a Herdade Aldeia de Cima empreendeu um projeto de plantação de vinha em altitude, a mais de 400 metros. A Vinha dos Alfaiates nasce com uma afirmação, a de ser “a primeira plantada em patamares no Alentejo”, tal como se faz no Douro.
É no Jardim da Alameda que, em Faro, se celebra a arte e sabor da cerveja artesanal. Perto de 30 cervejeiros e 140 referências de cerveja, vão estar à prova de 4 a 6 de julho na Alameda Beer Fest, no Algarve.
A Praia da Vagueira, no concelho de Vagos, recebe um festival gastronómico com um cartaz repleto de chefes de cozinha nacionais e estrangeiros, apresentações culinárias e debates. Uma festa com nome, Vagos Sensation Gourmet, e com data marcada, de 5 a 7 de julho.
É com Francisco Cruz, mariscador profissional algarvio, que entramos nas águas frias e revoltas do Atlântico. Chico, como é conhecido localmente, fala de uma labuta árdua à cata de percebes. “No corpo tenho água salgada ao invés de sangue”, confidencia.
O presidente da direção da Agrobio garantiu à Lusa que os consumidores estão dispostos a pagar mais pela qualidade dos produtos biológicos, ressalvando que o valor destes alimentos pode descer se for possível aumentar a produção.
A 29 e 30 de junho, uma ida a Carcavelos pode significar mais do que praia. O campus da Nova School of Business and Economics, recebe uma nova edição do Adegga Festival. À prova vão perto de 400 vinhos e os petiscos do chefe de cozinha Joe Best.
Catorze marcas portuguesas de cerveja artesanal, representando mais de cem variedades da bebida, juntam-se em Braga, de 28 a 30 de junho, na Hopen Beer Fest. Não vai faltar a street food.