A ideia surgiu há cerca de um ano e, desde a altura da Festa das Vindimas no Dão, em setembro do ano passado, que estava a ser desenvolvida em segredo. Para apresentar um gelado artesanal com sabor a vinho licoroso, fabricado com Cabriz Ímpar, a Cabriz, uma das maiores empresas vinícolas da região, estabeleceu uma parceria com a Zé Picolé, uma startup criada por um ex-professor desempregado em Ermesinde.
"Um dos vinhos mais distintivos da marca líder do Dão poderá, assim, ser degustado de outra forma nestes dias quentes de verão. O gelado do vinho licoroso Cabriz Ímpar está disponível nos espaços de enoturismo da Global Wines, a Quinta de Cabriz em Carregal do Sal, a Casa de Santar em Nelas e a Quinta do Encontro em Anadia e nos eventos em que a empresa Zé Picolé marque presença", informa a marca de vinhos portuguesa.
"Uma opção diferenciada que poderá ser consumida depois de uma refeição ou, simplesmente, para refrescar o palato nos dias mais quentes. Os gelados Zé Picolé são tradicionalmente produzidos com fruta e água mas podem também ser criados com outros ingredientes, como é o caso desta incursão por uma bebida licorosa. O gelado, que se apresenta na tradicional forma de pauzinho, terá um custo unitário de 3 €. O Cabriz Ímpar é um vinho licoroso de produção limitada, mas muito apreciado pela comunidade enófila", descreve ainda a empresa.
"Pode ser bebido socialmente, em lazer ou a acompanhar doçaria, fruta tropical e queijos com estrutura. Estagiou 20 anos em barrica e é um vinho muito complexo", esclarecem os produtores em comunicado. Além do aroma a frutos secos, predomina o da casca de laranja confitada, que se alia ao paladar das madeiras exóticas e dos cereais tostados para criar uma mistura de sabores que acaba por definir o novo gelado.
Comentários