José Mendes, vimaranense, a trabalhar no The Royal Cocktail Club, no Porto, foi eleito em Barcelona o Melhor Bartender de Portugal. Em 2018, José Mendes já havia conquistado o prémio de Melhor Jovem Talento nos Bar Awards.
Agora, o bartender nacional, chegou à final Ibérica da World Class Competition 2019, organizada pela Diageo (empresa britânica ligada às bebidas destiladas), para trazer para Portugal o primeiro lugar no pódio. Na competição nacional na vizinha Espanha, José Mendes disputou a prova com outros cinco finalistas portugueses.
Uma competição que contou com três provas, ao longo de cinco horas, perante um grupo de jurados. Num primeiro momento, os seis finalistas portugueses tiveram de recriar seis cocktails clássicos. Estes, escolhidos pelos jurados e com tempo contado: Oito minutos.
Na segunda prova, os participantes fizeram uma prova cega de diferentes bebidas, demonstrando conhecer os ingredientes através do paladar. Finalmente, a última prova, consistiu na criação de um cocktail a partir de uma caixa surpresa, com diversos ingredientes.
O título agora conquistado vai levar o jovem à representação de Portugal na final internacional da competição que decorrerá em setembro próximo em Glasgow, na Escócia.
Foram, ainda, finalistas nesta eliminatória da World Class Competition 2019: Sérgio Pereira (do bar Bonaparte Downtown, no Porto), Sérgio Urbano (Columbus, em Faro), Marco Monteiro (Bon Vivant, em Lagos), Duarte Oliveira (do Aperitivo Bar, em Faro) e Lukas Neves (do House Bar at Vila Parc Resort & Spa, em Faro).
Entre os jurados estiveram vencedores de edições anteriores da competição, nomeadamente, José Maria Robertson (vencedor em 2015), João Rodrigues (vencedor em 2016), Carlos Santiago (vencedor em 2017) e Nelson de Matos (vencedor em 2018).
Desde a sua criação, o “World Class Competition”, envolveu mais de 20 mil bartenders, de mais de cinco continentes.
Comentários