Abacate, maçã, noz, feijão e sardinha integram a lista de dez alimentos que nos proporcionam o melhor de dois mundos: integrarem aquilo que se considera uma dieta saudável e, simultaneamente, conferem uma sensação de saciedade e consequente controlo do apetite. Nunca é demais lembrar que devem ser c
As festas trazem à mesa um infindável rol de comeres, nos doces e nos salgados. Após o Natal e Ano Novo há que abrir espaço na ementa semanal a refeições mais ligeiras. Isso mesmo lhe sugerimos com estas seis sugestões.
“O ecrã não contribui para o bom desenvolvimento das crianças pequenas. Muito pelo contrário. Os neuromitos, alimentados pelas empresas que comercializam produtos dirigidos a um público infantil, afastaram‐nos da realidade da aprendizagem das crianças”. Palavras de Catherine L’Ecuyer, especialista e
Alugamos ou arrendamos uma casa? E quando nos deliciamos com uma sidra, será que o mais certo é escrever cidra? Neste quiz em oito perguntas as palavras chegam aos pares, mas só uma está correta.
O ato de pensar faz-nos humanos. Contudo, há momentos em que entramos em círculos viciosos de preocupações excessivas. Daí advém a angústia, o mal-estar e a tristeza. A psicóloga Rita Selas propõe-nos um caminho de paz e harmonia no seu livro “Desatar o Nó”, uma edição Manuscrito. Em entrevista à a
Os índices de produtividade da nossa sociedade e os modelos de felicidade por ela definidos contribuem para um aumento dos problemas neuropsicológicos nas pessoas. Estas rotinas estão a gerar níveis significativos de stress nas gerações mais velhas e mais novas, levando a que tenham problemas de saú
A 5 de janeiro, a Igreja dos Agostinhos em Vila Viçosa acolhe o Concerto de Reis 2025. Para celebrar o Ano Novo, a Fundação da Casa de Bragança reúne Vitorino e Janita Salomé, com as participações de Os Garridos e As Cantadeiras do Redondo. O concentro tem entrada livre.
Não tem segredos. Também não implica grande conhecimento de culinária. O ponto de partida, uma boa sapateira. Depois, a dose certa dos ingredientes. Temos a receita e não vai falhar.
A referência a papas de aveia pode levar-nos à associação imediata a cozinha aborrecida. E se acrescentarmos ao assunto, arroz ou muesli? Parece não melhorar. No entanto, com criatividade e a combinação certa de ingredientes prepara receitas admiráveis. Eis seis sugestões.
Tostar os alimentos, como por exemplo leguminosas, frutos secos e vegetais, confere-lhes sabor acrescido e um agradável estaladiço. Complemento para inúmeros pratos, das entradas, aos principais e sobremesas.
À Lua canta-se, dedicam-se poemas e inúmeras obras de arte, o que inclui o cinema. O satélite natural da Terra fascina desde sempre a humanidade. Também lhe apontamos um olhar científico e a vontade de alcançar aquele corpo celeste. Teste os seus conhecimentos sobre a Lua neste quiz.
Dez, nove, oito…dentro de poucos dias inicia-se a contagem decrescente para a última noite de 2024 e, com ela, o pulo para um ano que, esperamos, seja mensageiro de notícias mais positivas. Para que prepare com tempo a sua mesa, propomos-lhe dez receitas.
Quando precisamos de recarregar baterias e de uma dose extra de energia, fica a sugestão para substituir o desejo por açúcar por sumos cheios de genica.
São mais de 100 receitas inspiradas na série de televisão Friends aquelas que a chef Monica Geller leva para o “Livro de Receitas Oficial”, dos aperitivos aos pratos principais, passando por bebidas e sobremesas. Da obra, selecionámos três receitas.
O Ano Novo carrega o encanto e o desejo dos novos começos. De norte a sul do país, são vários os hotéis capazes de transformar a celebração da passagem do ano num momento realmente mágico. Seja para reviver os sabores da infância, brindar a novas conquistas ou simplesmente comemorar a união, descubr
Tem disto o nosso bacalhau. Nada se desperdiça, mesmo as belas sobras do fiel amigo, após a noite de Natal. Para lhes dar um destino saboroso, deixamos-lhe algumas sugestões.
Com a resposta à pergunta que intitula este artigo, a norte-americana Cassie Holmes, especialista em psicologia social, não está a subtrair ao trabalho a importância de uma remuneração. A autora do livro “Happier Hour” quer, antes, que encontremos um novo propósito e, com ele, uma dose extra de feli
Se não tiver uma taça de ponche, que não seja motivo para retirar à mesa de Natal esta bebida festiva, onde não falta o tão nosso vinho do Porto. Faça-o numa saladeira e não lhe dispense os frutos do bosque, o espumante e a menta.
O Natal traz-nos muitas coisas boas, entre elas os sonhos, aqueles que nos trazem esperança, mas também os outros, doces, fofos e deliciosos. Há quatro receitas à sua espera, com e sem calda.
Não frite, coza ao vapor ou no forno. Evite o açúcar processado, preferindo o mascavado. Reduza na quantidade de açúcar. Pode seguir todos estas regras sem com isso comprometer a qualidade dos seus doces de Natal.