O poder da biociência da Biotherm atingiu um novo patamar com o Sérum de Noite Blue Retinol, uma nova geração de cuidados de pele, que reúne as propriedades regeneradoras de Life Plankton associado a Pure Retinol, considerado o Santo Graal dos ingredientes dermatológicos.

Está clinicamente comprovado que o tratamento com Sérum de Noite Blue Retinol reduz as rugas em 100% das mulheres. A qualidade da pele é melhorada, ficando mais suave e uniforme. A fórmula é 100% vegan, 92% biodegradável, respeitadora da vida aquática e a embalagem é de design ecológico com 25% de vidro reciclado.

O que tem este retinol em especial?

"À medida que a idade avança a pele vai perdendo a sua vitalidade. Os primeiros sinais de envelhecimento - como manchas, linhas de expressão na testa ou nos cantos dos lábios, ou os chamados pés-de-galinha na zona dos olhos - surgem a partir dos 30, devendo adaptar-se a rotina de beleza às suas novas necessidades", explica a farmacêutica Ana Sofia Amaral, Scientific and Regulatory Affairs Director da L’Oréal Portugal.

"Embora os protetores solares tenham um papel essencial na proteção da pele contra os raios UV - e devam ser aplicados diariamente em qualquer idade –, nesta fase da vida, a pele precisa de um cuidado acrescido. Deve passar a aplicar-se hidratantes antioxidantes, fórmulas que contribuem para a uniformidade do tom da pele para fazer face às manchas, cremes com vitamina C e E para melhorar a qualidade da pele e Retinol, este ingrediente ‘estrela’ que aumenta a capacidade de renovação da pele, devolvendo-lhe luminosidade e firmeza instantaneamente", aconselha.

"O Retinol é uma forma de vitamina A. Existem outras formas e estão reunidas numa família a que chamamos Retinóides. O Retinol é a forma mais próxima da que é utilizada pelas nossas células. Também podemos utilizar em cosméticos precursores de Retinol, que são convertidos em Retinol na pele por reações químicas. Exemplos destes precursores são o Palmitato de Retinol, o Linoleato de Retinol ou o Acetato de Retinol", indica.

"O Retinol é uma molécula de referência muito utilizada pelos dermatologistas nomeadamente, pela sua excelente eficácia nas rugas. Alguns dos seus principais benefícios são a ação sobre a homogeneidade do tom da pele e redução das rugas com melhoria da qualidade da pele. A seu tipo de ação aliado à sua eficácia faz dele um ingrediente de eleição, muito procurado", sublinha.

"O novo Biotherm Blue Retinol Sérum Noite tem 0,25% de Retinol puro, sendo sinónimo de inovação e um marco na geração de cuidados de pele ao reunir as propriedades regeneradoras do Life Plankton, ingrediente natural que ajuda a pele a reforçar a barreira cutânea. Todas as noites atua sobre as rugas, com um efeito uniformizador, melhorando a qualidade da pele, que fica com um aspeto mais jovem", adianta.

"A somar, a sinergia entre o Retinol e o Life Plankton é também um exemplo de como, não só os ingredientes, mas também a forma como são formulados, é fundamental para a eficácia do produto final", conclui. 

A que tipos de pele se destina?

O retinol é um ativo que traz muitos benefícios para a pele. "Aconselhado para pele normal, oleosa e madura, atua na correção dos sinais de idade, não havendo uma idade mínima para o seu uso. No entanto, gestantes ou pessoas com hipersensibilidade ao retinol, não devem optar por uma rotina de cuidado de pele com este ativo, sem antes consultarem o seu médico", aconselha a farmacêutica.

Que cuidados se deve ter quando se está a fazer Retinol?​

O retinol é um ingrediente bastante potente e eficaz. Pelo facto de provocar a eliminação de células mortas e consequente diminuição da espessura da camada córnea da epiderme, deve ser utilizado de preferência durante a noite. "Durante o tempo em que está a utilizar este tipo de tratamento deve aplicar durante o dia um protetor solar. No entanto, reforço que se deve ter sempre atenção às precauções de utilização que as marcas colocam nos seus produtos, pois ninguém melhor do que elas conhecem os efeitos do produto em causa. Não esquecer que existem vários tipos de ingredientes da família dos retinoides e que pelo facto de terem modos de ação específicos podem ter precauções de utilização diferentes. Por exemplo, ao utilizar um produto com Palmitato de Retinol, este pode ser aplicado durante o dia, ou aplicado numa pele mais sensível que não se dê bem com o retinol", diz.

Quais são os cuidados diários da pele que nunca devemos descurar?

"Um hidratante! O primeiro cuidado que temos de ter com a pele é hidratá-la, hidratá-la e hidratá-la, mas temos também que a manter limpa. Devemos diariamente eliminar as impurezas que se vão acumulando ao longo do dia e/ou da noite contrariando por um lado o seu possível efeito prejudicial à pele e por outro garantir uma boa eficácia dos tratamentos que utilizamos. A partir daqui cada caso é um caso e para encontrarmos a boa opção na oferta que existe de cuidados da pele temos que conhecer a nossa pele e perceber quais são as nossas preocupações com ela. Um bom diagnóstico de pele feito por profissionais pode ajudar e depois podemos escolher a rotina que mais nos agrada. Regra geral, todos os cuidados da pele têm características hidratantes, às quais se adicionam outras propriedades através de diferentes ingredientes. Assim, temos produtos antirrugas, antimanchas ou adaptados para a pele com imperfeições e muitas outras funções. Devemos escolher as que mais se adaptam às nossas necessidades. As rotinas também podem variar, mais completas ou mais simples. No entanto, não devemos esquecer que o importante é cuidarmos diariamente da pele, a assiduidade é um fator chave para o sucesso dos tratamentos", assevera.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.