Para que a sua pele tenha o ar descansado que geralmente apresenta em tempo de férias, tente eliminar
definitivamente o stress negativo da sua vida.

De acordo com Manuela Cochito, dermatologista,
«o stress influencia, de facto, o estado da pele e, quando
alguma coisa não está bem, isso é visível de imediato».

Mas porquê? É que, em situações stressantes, o nosso organismo reage direccionando o fluxo sanguíneo e de oxigénio para as áreas que considera
vitais na resposta ao stress, afastando-o das zonas consideradas não essenciais, como a pele. Quando os episódios
de stress são frequentes
e este processo ocorre repetidamente, a pele não recebe os nutrientes
que necessita e ressente-se.

«Podemos dividir os efeitos do stress na pele em dois grandes grupos: as doenças que se agravam
ou podem ser desencadeadas pelo stress e, no segundo grupo, aquilo que não são propriamente
doenças mas estados de pele menos bonitos, menos felizes, devido a situações causadas pelo stress», explica Manuela Cochito.

«Das muitas doenças causadas pelo stress, a mais comum e que tem uma relação directa com o cansaço e as preocupações é a dermatite seborreica, ou seja, a vulgar caspa. Muitas vezes, manifesta-se também na face, com uma descamação ao nível das sobrancelhas e na zona nasal», acrescenta ainda.

Outra doença relativamente vulgar que está associada
ao stress é a psoríase. «À partida, a pessoa já a tem, mas pode agravar-se ou até manifestar-se pela primeira vez em alturas de stress», esclarece a dermatologista.

O eczema atópico, a acne, as peladas
no couro cabeludo e as alterações nas unhas são outras manifestações que podem estar relacionadas com a presença de stress nas nossas vidas.

Aprenda a ouvir a pele

Aprenda a ouvir a pele

A diminuição da resistência da pele, o aumento da transpiração, a vermelhidão, as comichões, o enfraquecimento do cabelo e das unhas, as reacções
alérgicas, o tom macilento e com menos brilho
da pele e a perda da elasticidade são queixas que não devem ser menosprezadas,
pois são, como refere Manuela Cochito, «consequências desagradáveis
do stress que interferem no bem-estar e auto-estima.

Por detrás, podem encontrar-se factores tão simples como a pessoa dormir mal, andar mais cansada
e não ter tempo nem paciência para tratar de si diariamente. A pele ressente-
se da falta de mimo». Mas será que o stress também pode ser responsável pelo envelhecimento
precoce da pele?

«Há muitos estudos que tentam estabelecer uma relação entre o stress e o envelhecimento prematuro
da pele e o que se conclui é que depende
do tipo de stress, isto é, tem de ser um stress negativo e muito prolongado», descreve a dermatologista.

Se o stress se manifestar
durante períodos
prolongados enfraquece o sistema
imunitário e inibe o trabalho dos antioxidantes que combatem os radicais livres (grandes responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele).

Veja na página seguinte: Os rituais diários imprescindíveis

Rituais diários

Rituais diários

«As pessoas devem limpar a pele de manhã e à noite e certificarem-se que os produtos que utilizam estão adaptados ao seu tipo de pele», sublinha Manuela Cochito.

«Fundamental é também aplicar protector solar diariamente, principalmente
num país como o nosso, onde o sol é um grande factor de stress para a pele e causador de envelhecimento», refere ainda.

«O factor de protecção nunca deve ser inferior a 20», alerta ainda a dermatologista, salientando
que «a partir de determinada idade é igualmente
importante usar produtos que, de alguma forma, ajudem a retardar o envelhecimento da pele ou tratar alguma patologia que surja».

Para prevenir e combater os efeitos do stress na pele, «actualmente existem vários cremes com efeito anti-stress que são muito agradáveis, apostam na aromaterapia e ajudam
a relaxar.

As máscaras que se colocam no frigorífico
e se aplicam frescas também têm um efeito bastante relaxante», exemplifica a dermatologista.Em relação ao tipo de tratamento de patologias cutâneas associadas ao stress, este vai depender de cada caso concreto.

Vida anti-stress

Vida anti-stress

Uma forma eficaz de manter o stress afastado
passa por um estilo de vida saudável, onde se inclui uma alimentação equilibrada que assegure
que ingerimos todos os nutrientes necessários.
Devemos apostar em alimentos ricos em antioxidantes, que são indicados para combater o envelhecimento cutâneo (entre os seus muitos benefícios).

Leguminosas, salmão, cenoura, espinafres,
beringelas, espargos, alho, nozes, abacate, kiwi, melão, maçã, frutos vermelhos, chá e água são alguns exemplos de alimentos que deve privilegiar.
Também pode recorrer à toma de antioxidantes
sob a forma de comprimidos, já que é uma maneira de assegurar que está a ingerir as quantidades
diárias recomendadas.

Embora, claro, não descurando a alimentação. Mas, como conclui Manuela Cochito, «o ideal é mesmo tentar controlar
o stress negativo nas nossas vidas.»

Texto: Raquel Amaral com Manuela Cochito (dermatologista)

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