O mercado da beleza é diariamente invadido por produtos com novas texturas, formulações inovadoras, fórmulas renovadas e, nalguns casos, com fator de proteção solar integrado. A nova cosmética autobronzeadora, em gel, em creme, em spray ou até em toalhetes, vai permitir-lhe obter um tom perfeito em poucas horas, não só na cara mas também no corpo. Como se não bastasse, também pode potenciar a cor com aplicações sucessivas. O modo de atuação dos autobronzeadores é simples.

Estes produtos contêm dihidroxiacetona (DHA), uma substância que, ao entrar em contacto com os aminoácidos das proteínas cutâneas, produz uma reação química que confere, de imediato, cor à epiderme, a superfície da pele, sem ativar o mecanismo de bronzeado normal. Assim, a pele não escurece por causa da melanina, como acontece nos casos de exposição solar excessiva, mas por causa da tinta que afeta apenas a camada superficial da pele, hidratando-a simultâneamente durante esse processo.

30 autobronzeadores para ficar morena sem necessitar de apanhar sol
30 autobronzeadores para ficar morena sem necessitar de apanhar sol
Ver artigo

A DHA é uma molécula muito grande, que não consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele, o que garante a sua inocuidade, já que só atua à superfície. Como a epiderme se renova continuamente graças ao processo de esfoliação natural, a cor desaparece aos poucos, ao fim de três ou quatro dias, sendo necessário voltar a aplicar o produto para manter o tom obtido. Para potenciar os resultados, deve escolher o autobronzeador mais adequado. Atualmente, a DHA confere uma coloração muito próxima do bronzeado natural, quando comparada à obtida com produtos mais antigos, que tinham uma grande desvantagem.

Se não fossem muito bem espalhados, deixavam inestéticas manchas alaranjadas na pele, como certamente se recorda. As fórmulas mais modernas dos lançamentos atuais adicionam também eritrulose, outro agente autobronzeador mas menos intenso, muito utilizado nos autobronzeadores progressivos, que reage de forma mais lenta e uniforme com as proteínas da camada córnea, produzindo, em associação com a DHA, um bronzeado ainda mais homogéneo e minimizando o risco de manchas.

Para além disso, os novos produtos autobronzeadores que têm surgido já não conferem apenas cor à sua pele. Muitos também incluem ativos hidratantes que lhe garantem uma base ótima para o chamado bronze ideal. Por outro lado, autobronzear-se nem sempre significa não se expor ao sol, por isso algumas marcas incoporam filtros de proteção solar e até ingredientes antioxidantes, que ajudam a pele a defender-se dos radicais livres, uma das maiores ameaças ao envelhecimento dos tecidos cutâneos.

Os gestos que garantem uma pele mais dourada

Aplique-o bem. Ainda existem muitas mulheres que vêem a aplicação do autobronzeador como um processo complicado e até arriscado pelo receio de ficarem com manchas alaranjadas. Se quer um tom moreno uniforme, tome nota:

- A esfoliação é fundamental para eliminar as células mortas da superfície, pelo que deve fazer uma antes de aplicar o autobronzeador para a pele ficar limpa e livre de rugosidades. Assim, o produto atua mais uniformemente.

- Alguns autobronzeadores podem deixar a pele seca, o que aumenta o risco de manchas. Aplique uma quantidade generosa de loção hidratante no corpo e espere que absorva bem antes de aplicar o autobronzeador. Em alternativa, opte pelos autobronzeadores que contêm agentes hidratantes.

- De seguida, espalhe o autobronzeador de forma uniforme, tendo cuidado para não esquecer nenhuma zona, mas evite os calcanhares e os cotovelos e passe levemente pelos joelhos. Estas zonas têm tendência para escurecer demasiado o que prejudicaria o efeito pretendido. Lave bem as mãos depois de aplicar o produto para evitar que as palmas fiquem com um tom alaranjado.

- A cor demora algumas horas a aparecer totalmente. Se quiser aumentar o tom pode aplicar o autobronzeador de manhã e à noite. Para obter os melhores resultados, siga as recomendações do fabricante não tome logo duche, deixe passar pelo menos uma hora. Hidrate a pele em profundidade todos os dias para manter o bronzeado por mais tempo.

5 vantagens de usar autobronzeador

1. Permite um bronzeado sem risco de envelhecimento prematuro ou cancro da pele.

2. Aplica-se em casa sem necessidade de apanhar sol.

3. Pode ser utilizado como pré-bronzeador.

4. Reforça e prolonga o bronzeado existente.

5. Hidrata e suaviza a pele, conferindo-lhe um tom mais sedoso e um aspeto mais atraente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.