A limpeza da pele é um ritual de beleza e deve começar em tenra idade. Acumular sujidade torna a pele baça, áspera e de textura irregular.

Asfixiada, a pele respira mal, e as suas defesas naturais tornam-se irremediavelmente precárias. Limpar é mais do que um gesto de higiene, é um gesto de cuidado, é um incentivo para que a pele respire melhor, funcione bem e, sobretudo, conserve a sua juventude.

A pele do rosto é mais vulnerável do que a do corpo, mas os cuidados persistentes permitem obter resultados notáveis. Os cuidados a ter com o rosto, de manhã e à noite, são decisivos para a sua saúde e beleza. O segredo de uma boa pele é o ritmo da sua renovação celular.

Por isso, ela deve, não só ser protegida mas também regularmente limpa. Uma pele bem limpa resplandece de vitalidade. Para isso, é necessário usar os produtos adaptados a cada tipo de pele tendo em conta a idade, as estações do ano e a temperatura.

A limpeza

O Processo de limpeza da pele é muito importante. A limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia : uma de manhã e outra à noite. A limpeza feita à noite deve ser realizada quando se chega a casa. Cada pessoa deve conhecer e entender a sua pele.

Por isso, a solução ideal é um ritmo de limpeza personalizado ao gosto e segundo as necessidades de cada um, sempre com produtos suaves e não excessivamente adstringentes.

Se usa um leite ou um creme de limpeza, deite-o na palma da mão e deixe-o adquirir a temperatura do corpo. É um pequeno gesto que aumenta as qualidades do produto. Depois espalhe-o bem no rosto, massajando suavemente e em pequenos círculos, sempre em direcção ascendente (do queixo para a testa).

Saiba mais na próxima página

Em seguida, retire-o com um lenço de papel ou uma esponja. Depois do leite, e para retirar os últimos traços de sujidade, refrescar a pele e fechar os poros, passe no rosto um algodão embebido em loção ou em tónico.

As loções e os tónicos estimulam também a irrigação local e melhoram a textura da pele, escolhem-se consoante o seu tipo de pele.

Os adstringentes são os mais fortes e indicados para peles oleosas. Os outros são indicados para peles secas e normais. Para manter a pele sempre bonita são fundamentais cuidados preventivos: desmaquilhar a pele todas as manhãs e todas as noites. Utilizar também um bom creme hidratante de manhã e à noite para uma limpeza perfeita.

A maneira correcta de aplicar o creme

• Distribuem-se pequenas porções sobre o queixo, as maçãs do rosto e a testa. Aplica-se no sentido das setas (ver imagem), é importante espalhá-lo sempre com movimentos ascendentes; à volta dos olhos, os movimentos serão feitos, primeiro, do centro para a periferia e depois no sentido do nariz.

5 Conselhos para cuidar da pele diariamente

1- A higiene cutânea pode ser feita por meio de um creme de limpeza especial ou medicinal para peles com borbulhas, ou com uma loção não alcalina.

2- Os cremes próprios para a lavagem do rosto devem ser utilizados com muita água morna.

3- Deve passar o rosto com água limpa.

4- Depois de limpa, deve secar a pele com uma toalha lavada, ou com toalhetes de papel especiais para cosmética.

5- Por fim, aplique uma loção especial de protecção como base de maquilhagem. Apesar de tudo o que se conhece, há uma regra evidente: manter sólida a superfície, para proteger o interior.

Fonte: Steti

Fotografia: © Anatoly Tiplyashin - Fotolia.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.