A famosa caça aos ovos é uma atividade infantil que deixa as crianças em êxtase durante as férias da Páscoa.

Contudo, a competição entre as crianças poderá, facilmente, transformar esta atividade num momento de tensão e desentendimentos.

É, por isso, um momento perfeito para ensinar (ou relembrar) aos mais novos as regras de saber-estar, cooperar, competir e aceitar o resultado.

Antes de iniciar atividade, explique, claramente, às crianças quais as regras do jogo e o quão importante é o respeito das mesmas – por todos e por cada um.

Comportamentos proibidos – como, por exemplo, o clássico “empurrar” outra criança ao perceber que encontrou um ovo; “retirar” um ovo da mão de outra criança – são sinónimos de que a atividade terminou para a criança que não respeitou as regras.

Se estiverem envolvidas crianças com idades diferentes na caça aos ovos, pondere criar equipas mistas para que haja equilíbrio entre todos. Em alternativa, poderá criar “áreas” por idade para que os desafios estejam à altura da capacidade de cada criança.

Caça aos ovos, uma atividade para estimular a cooperação e resiliência
créditos: Gabe Pierce/Unsplash

No final, incentive todos os jogadores a saudarem-se e a felicitarem-se entre si e, acima de tudo, a desfrutar da diversão.

Caso haja desproporção entre o número de ovos encontrado por uma criança, incentive a partilhar de ovos com aquele(s) que não conseguiu encontrar (ou que apenas encontrou um número muito reduzido de ovos).

Ensinar os mais novos a partilhar – em especial quando se trata de algo que lhes será extremamente prazeroso – é fundamental.

Tal não significa, contudo, que não seja devidamente reconhecido o mérito de quem teve a perspicácia de encontrar mais ovos: o reconhecimento da vitória e do vencedor deverá ser claro e meritório dos merecidos parabéns.

A caça aos ovos é uma atividade lúdica infantil; deve ser um momento de diversão e, também, de aprendizagem.

O resultado – a criança/equipa que encontrou mais ovos – não é o essencial da atividade.

Aprender a trabalhar em equipa, aceitar os desafios, aceitar que alguém conseguiu atingir um resultado melhor, aprender com os outros e, acima de tudo, melhorar a nossa performance é o que a criança deverá apreender da atividade.

Vamos divertir-nos?

Joana Andrade Nunes