Não entre em pânico porque está a chover ou a fazer muito frio. Seja criativo e junte-se às crianças para uma tarde divertida e reaprenda a brincar. Damos 15 ideias:

1 – Masterchef

Como ao fim de semana há sempre mais tempo disponível de manhã, que tal preparar um bom pequeno-almoço com a ajuda deles?! Fazer sumo de laranja, ovos mexidos ou talvez umas panquecas! Ou então, preparar um lanche! Eles irão adorar pôr a mão na massa para fazer scones, bolos ou bolachas!

2 – Cinema

Uma tarde de cinema, preferencialmente com um filme que ainda não tenham visto, com pipocas e uma mantinha, será deveras relaxante e divertido!

3 – Mímica

Escreva várias palavras em pedaços de papel e sorteie por cada jogador (ou equipa)! Cada um (ou um elemento da equipa) deverá, dentro de um limite de tempo, representar por gestos a palavra que leu por forma a que o concorrente acerte! Este jogo estimula a imaginação, criatividade e memória da criança!

4 – Ciência a brincar

Hoje em dia já existem brinquedos científicos para várias idades! Que tal fazer sabonetes, perfumes, ser um pequeno detetive e recolher impressões digitais, aprender o que é o aquecimento global e fazer um tornado, construir uma estação meteorológica, enfim,... este género de jogos estimulam a criança a colocar questões durante a execução de experiências práticas, de forma lúdica e pedagógica!

5 – Riscos e rabiscos

A criança começa por fazer um traço, numa folha ou cartolina, de alguma coisa que imaginou. A seguir passa a folha a outra pessoa que deverá dar continuidade a esse mesmo traço e assim sucessivamente. Como a probabilidade do resultado não ser o que foi imaginado pela criança é grande, não só há o estímulo da conversa durante o jogo, como também o incentivo à cooperação, imaginação, memória e sequência!

6 – Fantoches

Utilize as meias de casa e com a ajuda de lã, papel, feltro, agulha, linha, tecido e cola faça o cabelo, os olhos, a boca, o nariz, as sobrancelhas, etc... decore com bandoletes ou fitas de cabelo, a gravata que já passou de moda, brincos, pulseiras, enfim... dê largas à imaginação! Há imensas possibilidades de criar personagens diferentes! Caso queira aprimorar mais a brincadeira, utilize cartolinas para fazer um cenário!

7 – Caça ao tesouro

Defina uma área e espalhe pistas escritas em papel. Cada uma delas deverá conter uma informação que leve à pista seguinte. As pistas podem ser adivinhas, frases incompletas, desenhos, etc... que no fim deverá levar até ao “tesouro”. Este jogo é perfeito para incentivar a atenção, concentração, cooperação, estratégia e o raciocínio lógico!

8 – Batalha naval

Basta que numa folha de papel quadriculado desenhe as colunas com números e as linhas com letras e, de seguida, desenhe as embarcações e determine a sua quantidade de quadradinhos. Por exemplo, os barcos podem ser quatro quadrados na vertical ou horizontal, os aviões podem ser três quadrados, os submarinos um quadrado, entre outros. Cada jogador deverá dispor as suas embarcações pela sua folha e sem ver a folha do outro. Depois, alternadamente, cada jogador dá uma coordenada de números e letras para ver se acerta em alguma das embarcações. Este jogo é um bom estímulo à criatividade, imaginação, mas também à noção de espaço e estratégia.

9 – Damas ou xadrez

Este tipo de jogos são um bom incentivo à atenção, concentração, raciocínio lógico, estratégia e memória.

10 – Quem sou eu?

Cada um escreve num post-it o nome de uma personagem, um animal, uma ação, etc... Quando cada jogador tiver o post-it na testa deverá fazer perguntas aos outros para tentar adivinhar o que é! Este jogo tende a encorajar a socialização, a expressão corporal e a linguagem.

11 – A forca

O objetivo é descobrir a palavra que o outro jogador pensou. Este fará um traço correspondente a cada letra do abecedário (é conveniente escrever o mesmo na folha para se ir eliminando as letras que não constam da palavra) até formar a palavra que pensou e o outro jogador, letra a letra, tenta “adivinhar” essa mesma palavra. Para cada letra errada irá desenhar-se um bocadinho da forca.

12 – Pinturas

Qual é a criança que não gosta de desenhar, colorir e imaginar histórias?! Utilize lápis de cor, lápis de cera, guaches, giz, canetas de feltro, etc... e deem largas à imaginação! Uma sugestão interessante é colar várias folhas brancas na parede do quarto e deixá-los colorir o mundo à maneira deles!

13 – Reciclagem

Recolha alguns objetos que possam ser reaproveitados, tais como garrafas vazias, embalagens de leite vazias, rolos vazios de papel higiénico, copos de iogurte vazios, etc... e lave-os. Com a ajuda de papel, tecido, lã, material de pintura, cola, entre outros, irão criar brinquedos variados e a contribuir para que a criança ganhe alguma consciência ambiental, para além da coordenação motora e criatividade.

14 – Monopólio

Este jogo, além de ser de fácil entretenimento, ensina a criança a pensar sobre a melhor maneira de gerir o seu dinheiro e a planear se devem gastar ou poupar.

15 – Teatro

Escrevam um guião juntos, decorem a sala, vistam roupas divertidas (as meninas, por exemplo, adoram os saltos das mães) e contracenem uns com os outros!